Propostas de Atividades
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Exemplo:
Tema:
Trabalho a realizar:
Site da receita: https://www.teleculinaria.pt/receitas/doces-e-sobremesas/gelado-de-chocolate/
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Coloque músicas e faça uma festa!
Músicas:
Áreas:
Expressão Artística / Estimulação Sensorial
“Dia de Camões, de Portugal e das comunidades portuguesas”
Material:
Material de pintura, cola e papel de lustro.
Trabalho a realizar:
No âmbito do dia de Camões, de Portugal e das comunidades portuguesas (10 de junho). Propomos como atividade colorir a bandeira Nacional.
Podem utilizar o modelo abaixo, imprimir (tamanho A4) e preencher com as cores da bandeira nacional. Podem pintar e fazer colagens com papel de lustro.
Área:
“O Dia Mundial dos Oceanos”
Material:
Recipiente com água, sal, vários objetos colocar na água.
Trabalho a realizar:
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.
Colocar um recipiente com água (bacia ou tupperware) e colocar sal.
De seguida deixar a criança mexer na água livremente e colocar objetos para que possa brincar com a água.
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Musicoterapia
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Trabalho a realizar:
Sugerimos uma atividade de Musicoterapia.
Utilizem um instrumento musical simples (podem utilizar instrumentos musicais contruídos) e deixem a criança explorar esses mesmos instrumentos musicais.
Utilizem músicas das suas preferências para acompanhar os ritmos musicais.
Cliquem no separador Musicas e canções nos LINKs na página inicial do blog.
Atividade1
Áreas:
Tema:
“Dia da Criança”
Trabalho
a realizar:
Para celebrar o dia da Criança podemos fazer inúmeras atividades
que ela goste. Jogar à bola; fazer um piquenique; lançar balões; fazer bolinhas
de sabão ao ar livre, fazer jogos com família e amigos. Deixamos à imaginação
de cada família. Sugerimos uma atividade de pintura com as mãos, utilizando
tintas e uma t-shirt da criança. Fazer várias estampagens com as mãos a cores
diferentes e elaborar uma composição a gosto na t-shirt.
Exemplo:
Atividade 2
Desenvolvimento Pessoal/Estimulação Sensorial
Tema:
Trabalho a realizar:
Link da música:
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Áreas:
Expressão Artística / Estimulação Sensorial
Caixinhas sensoriais
Material:
Caixas (recipientes de plástico, cartão ou outro), vários materiais com diferentes texturas para colocar ou colar.
Pretendemos com esta atividade a exploração de vários materiais através do tato.
Para isso é necessário colocarem diferentes materiais com diferentes texturas em caixas ou recipientes, separadamente, de forma a conseguirem mexer com as mãos.
Podem utilizar, massa, arroz, algodão, tecidos etc. com o objetivo de explorarem e mexerem em várias texturas, vivenciando diferentes sensações através do toque.
Alguns exemplos:
Áreas:
Expressão Artística / Estimulação Sensorial
Tema:
“Pintar com carimbos”
Material:
Alimentos como batata, maçã, etc.; folha de papel, tintas.
Trabalho a realizar:
Realizar uma composição visual com carimbos (carimbos elaborados com batata, maça, pimento etc)
Devem cortar os alimentos previamente para realizar a atividade.
De seguida, colocar tinta de várias cores num tabuleiro. Dar à criança os carimbos pré-elaborados e ajudá-la a mergulhar o carimbo na tinta e posteriormente imprimir/ carimbar na folha.
Exemplos:
Área:
Desenvolvimento pessoal.
Atividades ao ar livre
Material:
Os que acharem mais adequados.
Atividades a realizar:
No dia 28 de maio, celebra-se “O Dia Internacional do Brincar”
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência
Para comemorar este dia propomos atividades que possam fazer ao ar livre:
- Jogar jogos ao ar livre (jogos tradicionais, jogos com bola, jogos com brinquedos etc)
- Incentivar brincadeiras em grupo (promovendo a atividade física e motora)
- Brincar no campo e na natureza;
- Brincar com a água- jogos, bolas de sabão.
- Etc.
Enviem imagens das atividades !
Áreas:
Trabalho a realizar:
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Exemplo:
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Link da música:
Material:
Espuma de barbear, Corante alimentar (opcional),1 superfície lisa
Trabalho a realizar:
Colocar espuma de barbear numa superfície (tabuleiro, mesa ou espelho na vertical ou horizontal).
Ajudar a aluna a espalhar a espuma com as suas mãos e fazer desenhos ou letras/números com os seus dedos.
O objetivo é estimular a criatividade, estimular a coordenação óculo-manual, estimular a sensibilidade tátil
É importante ter em atenção a tolerância da aluna para esta textura e vigiá-la para que não coloque as mãos na boca.
Material:
Recipiente com água e vários objetos
Trabalho a realizar:
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Musicoterapia
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Trabalho a realizar:
Sugerimos uma atividade de Musicoterapia.
Utilizem um instrumento musical simples (podem utilizar instrumentos musicais contruídos) e deixem a criança explorar esses mesmos instrumentos musicais.
Utilizem músicas das suas preferências para acompanhar os ritmos musicais.
Tema:
Trabalho a realizar:
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Para completar esta atividade pode trazer objetos das cores representadas na paleta.
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Tema:
“Dia da Mãe”
Material:
Tinta guache; palhinhas; folhas de cartolina.
Trabalho a realizar:
O trabalho a realizar tem como finalidade a elaboração de um presente para o dia da Mãe.
Para isso, propomos a elaboração de flores feitas através da estampagem das mãos e os pés que servirá para realizar uma composição visual para colocar na parede. (Se preferirem, podem só usar as mãos).
Para realizar esta atividade será necessário pintar as mãos e pés da aluna com tintas guache de forma a proporcionar experiências sensoriais e artísticas.
Com a ajuda do adulto, a criança deverá ser capaz de estampar as suas mãos e pés em folhas de cartolina.
Para concluir, recortamos, usamos uma palhinha e finalizamos como o exemplo da imagem abaixo.
Áreas:
Tema:
“Dia da Mãe”
Material:
Tintas guache – folhas de papel ou envelope A4.
Trabalho a realizar:
Nesta atividade, propomos a pintura de um papel ou envelope que servirá de embrulho para o presente para o dia da Mãe.
Propomos utilização da técnica do pontilhismo com o dedo para elaborar a decoração do papel ou envelope.
Podem decorar de forma livre ou escrever a palavra “MÃE”.
Para execução desta tarefa, é necessário a ajuda do adulto/Encarregado de Educação para segurar a mão da criança e orienta-la a decorar uma folha de papel fixada previamente à mesa de trabalho.
Áreas:
Desenvolvimento Pessoal/ Estimulação Sensorial
Tema:
As cores- separar objetos por cores
Material:
Vários objetos de cores diferentes (amarelo, azul, verde, vermelho)
Caixas / cartolinas/ papel
Trabalho a realizar:
O objetivo desta atividade é trabalharem as cores e a perceção das cores.
Para isso é necessário utilizarem objetos com cores diferentes e separarem esses objetos por cores.
Pedimos à criança que escolha um objeto e que o coloque na caixa da respetiva cor. A criança deverá associar a cor do objeto à cor da caixa.
Este trabalho requer sempre a supervisão de um adulto para auxiliar o movimento dos braços/ mãos para pegar no objeto e para a motivar quando coloca corretamente as cores.
Alterativa: Se não tiverem caixas podem utilizar folhas de papel/ cartolina de cores.
Exemplos:
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Link da música:
https://www.youtube.com/watch?v=cOEJkRwmzew
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Áreas:
Trabalho a realizar:
Elaboração de um trabalho utilizando grãos de café. Permitir à criança tocar e brincar com os grãos de café colocados numa caixa. Posteriormente, realizar uma composição de forma livre com os grãos.
Nota: Se não for possível realizar esta atividade, o encarregado de educação poderá utilizar cápsulas de café e fazer com a menina animais divertidos ou outros animados, como no exemplo. Vamos imaginar!
Atividade 2
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Para celebrar o dia do beijo façam um jogo em família. Todos em roda, a cantar uma música, roda uma bola ou objeto pelo círculo da família e quando terminar a música, a pessoa que estiver com a bola levanta-se e poderá dar um beijo, abraço ou um ato de carinho a outro familiar. Vai ser um momento divertido!
Áreas:
Tema:
Trabalho a realizar:
Exemplos:
Semana: 5 a 9 de abril
Atividade 1
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Dia Mundial da Atividade Física
Material:
Diversos -adequados à aluna
Trabalho a realizar:
Como nesta
semana comemora-se o “dia Mundial da Atividade Física” (dia 6 de Abril), propomos
algumas atividades para estimulação e desenvolvimento da atividade física: (escolham
as que mais se adequam)
1- Jogar
jogos (jogos tradicionais, jogos com bola, jogos com brinquedos etc);
2- Incentivar
brincadeiras para promover a atividade física e motora;
3- Passear
ao ar livre;
4- Realizar movimentos corporais: atividade
física com os braços e pernas;
5- Manipular
objetos com as mãos: jogos de inserir objetos ou encaixar objetos
Enviem fotos
das atividades que realizaram!
Atividade 2
Áreas:
Estimulação
Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Musicoterapia
Material:
Dispositivo audiovisual
para aceder aos links
Instrumentos
musicais simples para acompanhar a musica (adequados para cada aluna).
Trabalho a realizar:
Sugerimos
uma sessão de Musicoterapia. Utilizem um instrumento musical (podem
utilizar os instrumentos musicais anteriormente construídos) e deixem a criança
explorar esses mesmos instrumentos musicais exprimindo-se livremente.
Utilizem músicas das suas preferências para acompanhar os ritmos
musicais.
Cliquem no separador Musicas e canções nos LINKs
na página inicial do blog.
Atividade 3
Áreas:
Estimulação
Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Expressão plástica
- Tema Livre
Material:
Material de
pintura – o que acharem mais adequado de acordo com atividade escolhida.
Trabalho a realizar:
Realizar uma
atividade de expressão plástica de tema livre.
Deixamos ao critério
de cada um a realização desta atividade o objetivo é riscarem e pintarem
livremente.
Podem também optar por uma atividade já proposta aqui no nosso blogue.
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Dia Mundial da Atividade Física
Material:
Diversos -adequados à aluna
Trabalho a realizar:
Como nesta semana comemora-se o “dia Mundial da Atividade Física” (dia 6 de Abril), propomos algumas atividades para estimulação e desenvolvimento da atividade física: (escolham as que mais se adequam)
1- Jogar jogos (jogos tradicionais, jogos com bola, jogos com brinquedos etc);
2- Incentivar brincadeiras para promover a atividade física e motora;
3- Passear ao ar livre;
4- Realizar movimentos corporais: atividade física com os braços e pernas;
5- Manipular objetos com as mãos: jogos de inserir objetos ou encaixar objetos
Enviem fotos das atividades que realizaram!
Atividade 2
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Musicoterapia
Material:
Dispositivo audiovisual para aceder aos links
Instrumentos musicais simples para acompanhar a musica (adequados para cada aluna).
Trabalho a realizar:
Sugerimos uma sessão de Musicoterapia. Utilizem um instrumento musical (podem utilizar os instrumentos musicais anteriormente construídos) e deixem a criança explorar esses mesmos instrumentos musicais exprimindo-se livremente.
Utilizem músicas das suas preferências para acompanhar os ritmos musicais.
Cliquem no separador Musicas e canções nos LINKs na página inicial do blog.
Atividade 3
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Tema:
Expressão plástica - Tema Livre
Material:
Material de pintura – o que acharem mais adequado de acordo com atividade escolhida.
Trabalho a realizar:
Realizar uma atividade de expressão plástica de tema livre.
Deixamos ao critério de cada um a realização desta atividade o objetivo é riscarem e pintarem livremente.
Podem também optar por uma atividade já proposta aqui no nosso blogue.
Áreas:
Tema:
“Dia Internacional da Árvore”
Trabalho a realizar:
Contactar com a natureza.
Ir até ao exterior (quando possível) e tocar nas plantas, flores, folhas, tronco das árvores de forma a estimular o tato. De seguida, proceder à higienização das mãos.
Áreas:
Expressão Plástica/Estimulação Sensorial
Tema:
“Primavera”
Trabalho a realizar:
Elaboração de um cartaz sobre a Primavera utilizando pintura de flores com os dedos e mãos. Elaborar a composição de forma livre.
Áreas:
Atividade da Vida Diária/ Estimulação Sensorial
Tema:
Culinária
Trabalho a realizar:
Realizar panquecas, permitindo à educanda tocar e misturar os ingredientes.
Receita, no site:
https://www.pingodoce.pt/receitas/panquecas/
Semana: 15 a 19 de março
Atividade 1
Áreas: Expressão
Plástica/Estimulação Sensorial”
Tema: "Primavera"
Trabalho a realizar: Realizar com os dedos a pintura e decoração de
várias borboletas, utilizando um molde. As borboletas, se possível devem ser
aplicadas nas janelas, fazendo lembrar a primavera. Exemplo:
Atividade 2
Áreas: Desenvolvimento Pessoal /Estimulação Sensorial”
Tema: "Dia do Pai"
Trabalho a realizar: Ouvir a música com o pai (se possível), cantar e acompanhar
com instrumentos de percussão: maraca, tambor, reco-reco, etc. (que tenham em
casa).
Áreas:
Tema:
Áreas:
Tema:
Semana: 8 a 12 de março
Atividade 1
Áreas: Expressão Plástica/Estimulação Sensorial”
Tema: "Dia da Mulher"
Materiais: Tintas (guaches); folhas de papel ou cartolinas
Trabalho a realizar: Com a sua educanda pinte com os dedos uma flor para lembrar o dia da mulher. Afixe o trabalho final num lugar onde a criança a veja.
Exemplo:
Áreas:
Tema:
Materiais:
Trabalho a realizar:
Exemplo:
“Momento divertido com a
mãe”
Trabalho a realizar: Criar um
momento onde se promova o toque e a estimulação sensorial. A mãe deve abraçar
ou dar colo à sua educanda e partir daí pode promover um momento divertido:
pode cantar; realizar uma brincadeira; fazer cócegas ou desenvolver uma
massagem de acordo com a preferência da educanda. Deverá ser um momento a
duas!!
Atividade 3
Área: Estimulação
Sensorial/Desenvolvimento Pessoal
Tema: Dia da Mulher
Trabalho a realizar: Ouvir a
música, cantá-la e acompanhá-la com instrumentos de percussão: maraca, tambor,
reco-reco, etc. (que tenham em casa).
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=3iJVXdFswXI
Semana: 1 a 5 de março
Atividade
1 – “Luvas sensoriais”
Áreas:
Expressão
Artística/ Estimulação Sensorial
Tema:
Luvas sensoriais
Material:
Luvas descaráveis ou de borracha;
materiais para recheio das luvas: feijões; grãos; arroz; botões; missangas;
etc.
Trabalho a realizar:
Objetivo deste trabalho é explorar
a parte sensorial, para isso, o que propomos é utilizar uma luva e colocar materiais
dentro desta, por exemplo feijões; grãos; arroz; botões; missangas; etc. amarrar
com um nó de forma a não sair os materiais do seu interior.
De seguida é deixar a sua
educanda escolher a luva preferida e explorar a parte sensorial através do manuseio
das luvas de forma livre.
Exemplos:
Atividade
2
Áreas:
Desenvolvimento Pessoal
Tema:
Jogo de Motricidade fina
Material:
Garrafão de plástico vazio
Objetos para inserir dentro do
garrafão por exemplo: molas da roupa; ou legos; ou bolas feitas em papel de
alumínio etc…
Trabalho a realizar:
O objetivo deste jogo é
conseguirem inserir dentro de um garrafão objetos.
Podem utilizar molas da roupa,
legos, rolhas, bolas feitas com papel de alumínio, bolas de algodão etc.
Este jogo irá desenvolver a
motricidade fina e o nível de concentração.
Exemplos:
Atividade
3
Áreas:
AVD/ Expressão Artística
Tema:
"O corpo" ; atividade física e musical
Material:
Aparelho áudio visual (telemóvel ou computador)
Trabalho a realizar:
O objetivo desta atividade é mexer
o corpo ao som da musica, com ou sem ajuda.
Para isso só têm de clicar nos
seguintes links:
Cabeça, Ombro,
Joelho e Pé - Bob Zoom | Video Infantil Musical Oficial - YouTube
Sónia Araújo - O
Corpo Humano - YouTube
Mexo o meu corpo
| Músicas e Canções para Crianças | Pipalupa - YouTube
Utilizem a música para explorarem
o movimento do corpo (cabeça; membros superior e membros inferiores).
Esta atividade deverá ser
realizada em conjunto com os encarregados de educação ou outros elementos da família.
Podem realizar a atividade no
exterior ao ar livre (se for possível)
Registem e enviem fotos da
atividade.
Trabalho a realizar:
Atividade 3
Área:
Tema:
Trabalho a realizar:
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=3iJVXdFswXI
Áreas:
Tema:
Materiais:
Trabalho a realizar:
Área:
Tema:
Materiais:
Trabalho a realizar:
Música:
https://www.youtube.com/watch?v=yXp51Nv5Avk
Áreas:
Tema:
Materiais:
- 500 ml de Água
- 1 pitada de Sal
- 1 casca de Limão
- 2 colheres de sopa de Manteiga
- 430 g de Farinha de Trigo (sem fermento)
Trabalho a realizar:
Coloque ao lume um tacho com a água, a pitada de sal, a casca de limão e a manteiga. Quando ferver retire a casca de limão e retire do lume.
Deite de uma só vez, a farinha no tacho e mexa rapidamente com uma colher de pau para a ligar.
Coloque o tacho de novo ao lume e mexa a massa mais alguns segundos, até formar uma bola que se descola do fundo do tacho.
Retire do lume, coloque a massa sobre o balcão de cozinha e deixe arrefecer um pouco (para que não se queime).
Com a ajuda da sua educanda, retire porções de massa que estica com o rolo da massa (não precisa de enfarinhar), coloque uma porção de recheio no centro, dobre e corte com um corta-massas ou com um copo.
Repita a operação até esgotar toda a massa.
Com a ajuda da sua educanda, passe os rissóis por ovo e pão ralado e frite-os em óleo bem quente.
Delicie-se!
Semana: 15 a 19 de fevereiro
Áreas:
Expressão Artística/ Estimulação Sensorial
Tema:
Carnaval
Material:
Cartolina ou Papel (100 g) ; Cola; tesoura; tintas e/ou papeis para decorar; pauzinho de espetada
Sendo esta semana dedicada ao carnaval, não podemos deixar de realizar uma atividade artística relacionada com esta época festiva.
Assim sendo, o que propomos é a elaboração de uma máscara de carnaval feita através da silhueta das nossas mãos.
Como fazer: (fig.1)
- Coloque a mão da educanda sobre a cartolina e desenhe a silhueta da mão;
- Recorte e depois use a mão como molde para recortar a próxima;
- Cole as duas partes recortadas de forma simétrica
- Marque com um lápis o local dos olhos e recorte e de seguida recorte os dois orifícios.
- Decore a máscara a gosto. O trabalho de decoração é feito em conjunto com os encarregados de educação, tente utilizar colagens ou pinturas levando a sua educanda a participar de forma divertida nesta atividade.
- Para finalizar, fixe com fita-cola o pauzinho de espetada à máscara.
Áreas:
AVD/ desenvolvimento pessoal
Tema:
“Carnaval”
Material:
Dispositivo audiovisual (Telemóvel, Tablet ou Computador)
Trabalho a realizar:
No carnaval ninguém leva a mal...
Neste carnaval diferente, gostaríamos de receber uma foto das nossas alunas mascaradas.
O que pedimos nesta atividade e que tirem uma foto de um momento divertido em que estejam mascarados e enviem.
Áreas:
Estimulação Sensorial
Tema:
“Carnaval”
Material:
Serpentinas; caixa
Trabalho a realizar:
Colocar várias fitas de serpentinas desamarradas numa caixa e deixar as alunas explorarem livremente esta atividade.
Coloquem as serpentinas na cabeça e em partes do corpo e registem as reações. O objetivo é explorarem os sentidos e divertirem-se.
Áreas:
Desenvolvimento Pessoal/ Estimulação Sensorial
Tema:
Música (músicas alusivas ao dia do Namorados)
Material:
Dispositivo áudio; instrumentos musicais de percussão ou outros.
Trabalho a realizar:
Cantar ou colocar músicas alusivas ao dia do Namorados e acompanhar com a educanda o ritmo.
Pode fazer bolas de sabão ao mesmo tempo ou colocar um ambiente com luzes ou acender velas e colocar cheiros, transformando o ambiente, para estimulação dos sentidos.
Sugestões de músicas:
https://www.youtube.com/watch?v=NiXK31YN8-M
https://www.youtube.com/watch?v=1Prr8DzUwTU
Atividade 3
Áreas:
Atividade da Vida Diária/ Estimulação Sensorial
Tema:
Bolachas em forma de coração (culinária)
Material:
2X 170 gramas manteiga; 2X 230 gramas açúcar; 2X 55 gramas açúcar em pó; 2X 300 gramas farinha; 2x 5 mililitros extrato de baunilha; 2X 10 gramas sal; 2X 2 unidades ovos.
Trabalho a realizar com a colaboração da educanda:
Misture a manteiga e o açúcar e deixe a educanda bater (posteriormente, pode usar a batedeira elétrica) até formar uma pasta uniforme.
Adicione os ovos e o extrato de baunilha e, gradualmente, a farinha e o sal.
Após misturar bem com a ajuda da educanda, separe a massa em duas e adicione o corante alimentar cor-de-rosa apenas a uma dessas metades.
Amasse com a sua educanda ambas as metades da massa até ficarem planas e deixe a repousar no frigorífico durante 24 horas.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Com os respetivos moldes, corte a massa em círculos e depois um coração no meio do círculo, usando as massas de ambas as cores.
Deixe as bolachas recortadas repousar no congelador durante aproximadamente 5 minutos. Se, entretanto, a massa com a qual está a trabalhar ficar quente, volte a colocá-la dentro do frigorífico até arrefecer.
Com as bolachas já fora do congelador, retire os corações e vá misturando com círculos de cor contrastante.
Leve ao forno durante 8-10 minutos até a superfície das bolachas estiver baça – o ideal é não deixar as bolachas ficarem acastanhadas.
Deixe as bolachas ficar no tabuleiro durante 5 minutos, para continuarem a cozer. Depois, retire-as para uma grelha e deixe arrefecer.
Sugestão: Podem utilizar moldes em forma de coração.
Podem também utilizar outra receita para confecionar bolachas utilizando o mesmo tema e finalidade
Semana: 18 a 22 de janeiro
Áreas:
Desenvolvimento Pessoal /Estimulação Sensorial
Tema:
“Dia Internacional do riso”
Material:
Telemóvel ou Maquina fotográfica.
Trabalho a realizar:
Como nesta semana é celebrado “O dia internacional do riso”(18 de janeiro) pedimos que tirem uma fotografia às vossas educandas a sorrir e enviem essa foto para elaborarmos um cartaz do dia internacional do riso com as imagens dos sorrisos das nossas alunas.
Áreas:
Expressão Artística/ Estimulação Sensorial
Tema:
Inverno
Material:
Meia Branca; algodão/ arroz (para o enchimento); cola; cordel ou elástico;
Botões e adereços para decorar ao gosto de cada um.
Trabalho a realizar:
Relacionado com o tema do inverno, propomos a elaboração de um boneco de neve sensorial.
Para saber como devem fazer cliquem no seguinte link:
Áreas:
Desenvolvimento Pessoal /Estimulação Sensorial
Tema:
Higiene – Lavagem das mãos
Material:
Telemóvel ou Maquina fotográfica
Trabalho a realizar:
Na nossa higiene, o ato de lavar as mãos é cada vez mais importante, principalmente nesta fase das nossas vidas.
O que pedimos nesta atividade é que fotografem e enviem imagens de um momento de lavagem das mãos. (com ou sem ajuda)
Esta é uma Atividade de Vida Diária (AVD) muito importante e que deve ser realizada todos os dias, várias vezes durante o dia.
Áreas:
Tema:
- O Inverno
Material:
- Tintas (guaches); folhas de papel ou cartolinas; diferentes materiais com diferentes texturas para decoração do desenho;
Trabalho a realizar:
- Elaborar uma composição visual sobre o inverno, utilizando o molde de uma peça de roupa de inverno e colorir através da impressão dos dedos. Decorar e embelezar com outros materiais de diferentes texturas.
Exemplo:
Atividade 2
Áreas:
- Desenvolvimento Pessoal/ Estimulação Sensorial
Tema:
Jogo: “Descobre aonde estão os balões (garrafas)"
Material: - balões transparentes (se não tiver pode ser garrafas de água); diferentes materiais: arroz, massa, purpurinas, algodão, água, botões de diferentes cores, etc.
Trabalho a realizar:
- O adulto introduz os diferentes materiais nos balões ou garrafas e esconde. Posteriormente, pede à criança para localizar os balões ou garrafas e a criança tenta descobrir e explorar ao mesmo tempo os diferentes materiais no interior dos balões ou garrafas.
Nota: Se tiver irmãos é uma boa maneira de estarem todos juntos a jogar.
Atividade 3
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Inverno - Músicas
Material:
Dispositivo audiovisual (Telemóvel, Tablet ou Computador) - Instrumentos musicais simples.
Trabalho a realizar:
Ouvir músicas sobre o Inverno e acompanhar as musicas com instrumentos musicais simples (maracas; tambor etc.)
links:
(12) Eu gosto do inverno | Tucantar - Música Infantil - YouTube
(12) Lara no País da Música - O Inverno Chegou - YouTube
(12) Chegou o inverno - YouTube
Semana: 4 a 8 de Janeiro
Áreas:
Expressão Artística/ Estimulação Sensorial
Tema:
Folha de papel A4 com impressão da imagem da coroa (anexo)
Materiais de colagem/ pintura adequados ao gosto de cada criança
Trabalho a realizar:
Para assinalar o “DIA de REIS” propomos a elaboração de uma coroa de reis.
Áreas:
Estimulação Sensorial / Expressão Artística
Trabalho a realizar:
Sendo esta uma época onde se cantam as janeiras, propomos as seguintes canções para ouvirem em casa durante a semana:
Nós somos os 3 Reis | Canção dos Reis | Canções para crianças em Português - YouTube
Somos Reis, somos Magos (Canção de Reis) | Tucantar - Música Infantil - YouTube
Nós somos Reis (Canção de Reis) | Tucantar - Música Infantil - YouTube
Semana: 14 a 18 de novembro
Áreas:
Material:
Trabalho a realizar:
Material:
· Pré-aquecer o forno a 180ºC.
· Bater com a colher de pau os 4 ovos, as gemas, o açúcar e a raspa de laranja. Juntar a farinha e o fermento peneirados e, envolver delicadamente com uma rapa-tachos.
· Untar uma forma de chaminé com manteiga e forrá-la com papel vegetal
· Levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até estar cozido. Retirar deixar arrefecer cerca de 10 minutos e desenformar.
Áreas:
- Desenvolvimento Pessoal/ Estimulação Sensorial
Material:
- Cantar ou colocar músicas de Natal e acompanhar com a educanda, o ritmo, com instrumentos musicais.
Sugestões de músicas:
https://www.youtube.com/watch?v=LFzu53snYhA
https://www.youtube.com/watch?v=pRMtm4szCTE
https://www.youtube.com/watch?v=LciLmZkh4bA
Áreas:
Expressão Artística/ Estimulação Sensorial
Tema:
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro)
Material:
Folha de papel A4 com impressão da imagem do trevo (anexo)
Materiais de colagem/ pintura adequados ao gosto de cada criança
Dispositivo audiovisual (telemóvel / computador ...)
Trabalho a realizar:
Para assinalar o "Dia Nacional da Pessoa com Deficiência"(9 de dezembro) propomos o seguinte trabalho.
- Ouvir a história do pequeno trevo através do link: o pequeno trevo
- Ouvir música no Link: O Pequeno Trevo música
- Imprimir a imagem abaixo e decorar o trevo de quatro folhas a gosto.
Áreas:
Estimulação Sensorial / AVD
Tema:
Natal / decorações
Trabalho a realizar:
Nesta época natalícia temos por hábito decorar a “sala 1” com a vossa ajuda.
Como este ano não é possível estarmos todos juntos, o que propomos é que enviem uma fotografia a realizar decorações natalícias ou a participar nas decorações em vossa casa em família ou individualmente.
Áreas:
Áreas:
- Atividade da Vida Diária/ Estimulação Sensorial
Material:
Trabalho a realizar com a colaboração da educanda:
2. Numa tigela, bata a manteiga e o açúcar;
3. Acrescente os ovos e bata até formar um creme aveludado;
4. Junte a farinha e misture até formar uma massa homogénea;
5. Numa bancada enfarinhada, e com a ajuda de um rolo de cozinha, estenda a massa até ficar com 0,5 cm de altura.
6. Corte as bolachas com um aro ou diferentes formas.
7. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, leve as bolachas ao forno durante 20 minutos até dourarem.
8. Deixe arrefecer numa rede de bolachas antes de servir.
Áreas:
Desenvolvimento pessoal
Tema:
Atividade Física- Motricidade Global e Fina
Material:
Objetos diversos – adequados para cada criança
Trabalho a realizar:
- Realizar movimentos corporais – atividade física com os braços e pernas (desenvolvimento da motricidade global)
- Manipular objetos com as mãos: jogos de inserir objetos ou encaixar objetos (desenvolvimento motricidade fina)
Áreas:
Expressão Artística / Estimulação Sensorial
Tema:
“Dia Mundial da ciência” (24 de novembro)
Material:
Copo plástico ou rolo de papel higiênico, canetas/ marcadores, tesoura, fita-cola transparente (larga) e lanterna (lanterna do telemóvel).
Trabalho a realizar:
Para comemoração do dia da Mundial da Ciência vamos fazer uma experiência com luz construindo um projetor para projetar imagens na parede.
Com o auxílio de uma tesoura, retire a base do copo. Cole a fita cola no topo do copo e desenhe na fita-cola. Depois é só aproximar a lanterna na parte oposta ao desenho (base vazada), apontar para uma parede branca de forma a projetar a imagem.
Para acompanhar podemos contar uma história ou ouvir uma musica… Podem reinventar outras atividades adaptando-as às capacidades da cada um.
Estimulação Sensorial
Tema:
Sentidos - tacto
Material:
Espuma de barbear; tabuleiro.
Trabalho a realizar:
Colocar espuma de barbear sobre um tabuleiro e deixar a criança mexer na espuma livremente com as mãos. Podem também utilizar a mesma atividade para desenhar.
Tema:
- Os Animais
Material:
- Tintas (guaches); folhas de papel ou cartolinas; diferentes materiais com diferentes texturas para decoração dos animais;
Trabalho a realizar:
- Elaborar uma composição visual sobre animais através da impressão das mãos.
Áreas:
- Estimulação Sensorial/ Expressão Musical
- Mundo mágico
Material:
- Bolinhas de sabão; dispositivo audiovisual;
Trabalho a realizar:
- Colocar um vídeo ou música calma e fazer bolas de sabão, criando a sensação de um mundo mágico. Permitir à criança que toque nas bolas.
Áreas:
- Estimulação Sensorial / Desenvolvimento Pessoal / Expressão Artística
Tema:
- Dia da Criatividade
Material:
- A escolher pelo encarregado de educação e/ou familiar
Trabalho a realizar:
- Para celebrar o dia da Criatividade, o adulto poderá criar um momento diferente com a criança.
Semana: 9 a 13 de novembro
Áreas:
-Expressão Artística / Estimulação Sensorial
Tema:
- O Outono
Material:
- Tintas (guaches); folhas de papel ou cartolinas; folhas de natureza
Trabalho a realizar:
- Elaborar uma composição visual através da estampagem de folhas retiradas da natureza.
Atividade 2
Áreas:
Tema:
- São Martinho/ Outono
Material:
- Plasticinas
Trabalho a realizar:
- Manusear a plasticina livremente.
Se possível, realizar construções relacionadas com o tema do São Martinho ou Outono.
Áreas:
Tema:
- São Martinho/ Musicoterapia
Material:
- Dispositivo audiovisual (Telemóvel, Tablet ou Computador)
Trabalho a realizar:
- Visualização/ audição de Músicas relacionadas com o São Martinho. Acompanhar as músicas com gestos ou movimentos corporais (ao ritmo da música)
Sem comentários:
Enviar um comentário