Propostas de TPC

______________________________________________________________________

Propostas de Atividades para fazer em Casa
______________________________________________

3º Período - ano letivo 2019/2020





Propostas de Atividades de dia 22/06/2020 - a - 26/06/2020

___ATIVIDADES: dia 22/06/2020___
Tema:
Atividades terapêuticas
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)
Atividades a realizar:
Hoje é dia de terapias, escolham exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as atividades realizadas noutros dias).

Outras sugestões para este dia:
Atividades Musicaisacesso no link Músicas e Canções
Jogos com bola ou bolas – Sugerimos também para este dia, atividades com bola ou bolas. Deixamos aqui algumas imagens de jogos que podem ser realizados:



___ATIVIDADES: dia 23/06/2020___

Área /Tema:
Expressões/ Atividades com molas da roupa
Material:
Molas da roupa
Caixa de cartão
Diferentes materiais (os que acharem mais adequados)

Atividade a realizar:
As molas da roupa podem ser excelentes objetos para desenvolvermos atividades em casa.
Sugerimos para hoje algumas atividades para fazerem com as vossas educandas, onde o principal objetivo é o desenvolvimento pessoal da criança/ jovem através da utilização de molas da roupa.
Podem utilizar as molas para trabalhar as cores, desenvolver a motricidade fina ou apenas como mero objeto de brincadeira e ao mesmo tempo estimulação sensorial.
Podem utilizar uma caixa de sapatos, dividi-la por cores e utilizar as molas para prenderem na cor certa. (existem várias formas para trabalhar as cores)
Podem utilizar as molas simplesmente para colocarem num recipiente- retirar da caixa e depois colocar novamente na caixa.
Exemplos:

 


___ATIVIDADES: dia 24/06/2020___

Área /Tema:
Expressões/ Estimulação sensorial
Elaboração de Sardinhas dos Santos Populares / São João
Material:
Tesoura; cola; Papel/ Cartão.
Diferentes materiais com diferentes texturas (os que acharem mais adequados )

Atividade a realizar:
Como estamos em época de Santos Populares e hoje é dia de São João, propomos a seguinte atividade:
Elaboração de Sardinhas dos Santos Populares.
Recorte em cartão ou papel a forma de uma sardinha e decore-a a gosto.



Pode utilizar diferentes materiais com diferentes texturas para colar na sardinha.
Faça com que a criança participe na atividade, procure motiva-la a mexer nos materiais e texturas, proporcione a Estimulação Sensorial.
Exemplos:



___ATIVIDADES: dia 25/06/2020___
Área /Tema:
Culinária - “Vamos fazer gelado”
Material/Ingredientes:
Batedeira; recipientes; colher; 250 g de compota de morango; 400 ml de natas; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 3 claras m; 50 g de açúcar, morangos.

Atividade a realizar:
Ajude a criança a colocar as claras num recipiente e bata com ela as claras em castelo bem firme e reserve.
À parte, bata as natas em chantili com o açúcar, e peça à criança que vá juntando aos poucos o açúcar e depois que adicione a essência de baunilha, sem parar de bater.
Peça à criança, com a sua cooperação, para acrescentar a compota de morango, reservando um pouco para a decoração final, e misture bem com a criança, deixando ela sentir a consistência. Com as mãos bem limpas deixe a criança tocar um pouco no preparado. De seguida, adicione com ela as claras, aos poucos, mexendo delicadamente.
Deite com a criança a mistura num recipiente e leve ao congelador durante, pelo menos, 3 horas.
Sirva o gelado em bolas, decoradas com a compota de morango que reservou e morangos partidos aos pedaços.
Nota: se a criança não gostar de morango, ou tiver alergia, poderá substituir por outra fruta.

  

___ATIVIDADES: dia 26/06/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento pessoal/ “Vamos explorar o meio ambiente”
Material:
Elementos da natureza, uma pá, baldes ou sacos.

Atividade a realizar:
Para este último dia de aulas, propomos a seguinte atividade:
Realizar um passeio ao ar livre e recolher elementos da natureza com a criança: areia, água do mar, conhas (se for à praia), terra, pedras, folhas, flores, entre outros. Designar o que a criança vai apanhando e permitir que ela toque e sinta a texturas dos elementos que apanha.
Tirar fotografias durante o passeio e depois arranjar uma caixa para colocar os elementos que recolheu. No fim, reveja com a criança aquilo que ela conseguiu e mostre-lhe as fotografias.





Propostas de Atividades de dia 15/06/2020 - a - 19/06/2020


___ATIVIDADES: dia 15/06/2020___
Tema:
Atividades terapêuticas / Músicas 
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Atividades a realizar:
Hoje é dia de terapias, escolham exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as atividades realizadas noutros dias).
Sugestões Musicais: acesso no link Músicas e Canções 


___ATIVIDADES: dia 16/06/2020___

Área /Tema: 
Desenvolvimento Pessoal: “O nosso rosto”

Material: 
Cartolina, folha de papel, lápis, tintas ou guaches, lã, outros materiais que estejam à disposição da criança para fazer o cabelo, cola, molde.

Atividade a realizar: 
Desenhar, colorir e compor um rosto ou cara, utilizando as diferentes partes que constituem a sua estrutura (poderá utilizar a imagem/molde que disponibilizamos). Pedir primeiro à criança que indique as partes do rosto dela, virada para um espelho. Depois fazer o mesmo exercício, mas à pessoa que está com ela. Por último incitar a criança a colocar no rosto-molde os olhos, o nariz e a boca no local correto.
Depois desenhar ou colar essas partes ou órgãos dos sentidos e colorir com tintas, lápis e outros materiais.

Sugestão: colar lã no sítio do cabelo outro material com diferente textura.








___ATIVIDADES: dia 17/06/2020___
Área /Tema:
Estimulação sensorial / Pintura sensorial
Material:
Tintas de água
Sacos plásticos transparentes saco com fecho zip
Fita cola
Agua / óleo de bebé (Óleo Johnson)

Atividade:
Hoje propomos uma atividade de pintura sensorial.
Coloquem tinta dentro do saco plástico, misturem água e um pouco de óleo Johnson bebé.
Fechem o saco e fixem-no com fita cola na mesa ou num tabuleiro.
Verifiquem se o saco está bem fechado e sem ar.
De seguida deixem a criança espalharem o liquido/ tinta livremente com as mãos.
O objetivo é deixa-las explorar a técnica livremente, ajudem-nas a fazer o movimento com as mãos para espalhar a tinta. O resultado final não é importante. O importante é a participação e desenvolvimento da estimulação sensorial.

Opcional: Podem optar por não colocar óleo. Podem colocar brilhantes/ purpurinas...
Exemplos: 





___ATIVIDADES: dia 18/06/2020___
Área/Tema:
Culinária: “Vamos fazer pães com chouriço”
Dia Internacional do Piquenique

Material/Ingredientes:
500 gr. farinha de trigo sem fermento mais um pouco para polvilhar
200 ml. água morna
7 gr. fermento de padeiro pode optar por fermento de padeiro em pó
10 gr. sal
chouriço de carne a gosto

Atividade a realizar:
Misture com a criança todos os ingredientes (caso o fermento seja de padeiro, deverá dissolvê-lo num pouco de água) numa tigela e permita que a criança amasse muito bem, diretamente com as mãos ou com colher de pau, como ela gostar mais até obter uma massa bem consistente.
Depois da massa se encontrar no ponto, polvilhe com a criança a farinha e marquem uma cruz no meio da massa, assim teremos um ponto de referência quando a massa já se encontrar levedada.
Em seguida tapem a tigela com uma toalha e deixem repousar cerca de 1 hora, num sítio com uma temperatura amena (não pode ser num sítio muito frio) para a massa começar a levedar.
Depois destapem a tigela e podem ajudar a criança a manusear a massa. A massa deve estar bastante fofinha, ou seja, levedada.
Corte o chouriço em rodelas muito fininhas ou em pedaços pequenos, como preferir e separe.
Polvilhe com farinha uma parte da sua bancada para a criança manusear melhor a massa, evitando assim que a massa se cole à bancada.
Para retirar a massa da tigela sem que se pegue às mãos coloque alguma farinha nas mãos da criança, polvilhando a massa em volta da tigela.
Estando a massa pronta, ajude a criança a dividi-la em 8 pedaços iguais e estenda cada pedaço da massa em forma de um retângulo.
Ajude a criança a colocar generosamente rodelas fininhas de chouriço e vá enrolando. Pré-aqueça o forno a 220º.
Polvilhe com farinha um tabuleiro de ir ao forno (pode também forrar o tabuleiro com papel de alumínio polvilhada com farinha).
Coloque os pães com chouriço no tabuleiro e leve ao forno, sempre a 220º.
Nota: Esta receita é para fazer Pão com chouriço, mas pode rechear os seus pães com ingredientes diferentes: fiambre, queijo, etc.

Como hoje, dia 18 de junho, celebra-se “O Dia Internacional do Piquenique”, aproveitem para estender a toalha no chão e fazer um piquenique em família.



___ATIVIDADES: dia 19/06/2020___
Área /Tema:
Expressões / Verão
Pintura/ construção de um SOL
Material:
Os que acharem mais adequados

Atividade:
Como amanhã (dia 20 de Junho) começa o verão, propomos uma atividade relacionada com este tema.
Assim, sugerimos que pintem ou construam um “sol”, sendo este um símbolo desta estação do ano.
Podem utilizar os materiais e as técnicas que quiserem, o objetivo é que as crianças participem e que o resultado final seja um “SOL”.
Sejam criativos e enviem imagens dos trabalhos.
Deixamos aqui algumas sugestões:





Propostas de Atividades de dia 08/06/2020 - a - 12/06/2020

___ATIVIDADES: dia 08/06/2020___

Tema:
Atividades terapêuticas / musicoterapia
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Atividades a realizar:
Hoje é dia de terapias, escolham exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as atividades realizadas noutros dias).

Sugerimos também para hoje uma sessão de Musicoterapia. Utilizem um instrumento musical (podem utilizar os instrumentos musicais anteriormente contruídos) e deixem a criança explorar esses mesmos instrumentos musicais exprimindo-se livremente. Utilizem músicas das suas preferências para acompanhar os ritmos musicais. 
Cliquem no separador  Musicas e canções nos LINKs na página inicial do blog.


___ATIVIDADES: dia 09/06/2020___
Área /Tema:
Expressão Artística “Pintura com escova de dentes”
Pintura da bandeira Nacional
Material: 
folha de papel, tintas, escova de dentes.

Atividades a realizar:
Para o dia de hoje propomos a realização de técnicas de pintura que costumam ser surpreendente para as crianças.
Com a sua ajuda comece por: molhar a escova na tinta com a criança e pinte o papel através de suaves batidas (1). Depois, ensina-se a "varrer" a tinta com a escova (2). Por último ajude a criança a fazer uma paisagem, utilizando-se as duas técnicas aprendidas (3). Agora é só colocar a imaginação a funcionar.
Bom Trabalho!

SUGESTÃO:  Uma vez que se aproxima o dia das celebrações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Poderá utilizar esta técnica para pintar a Bandeira Nacional como no exemplo:

___ATIVIDADES: dia 12/06/2020___
Área /Tema:
Jogos de desenvolvimento Pessoal e Motricidade

Atividades a realizar:
Para este dia sugerimos dois Jogos:
 Jogo 1
“Jogo do sim e do não”
Material: 2 caixas pequenas, 3 a 6 objetos comuns que a criança reconheça facilmente.

Tire um objeto de uma das caixas e pergunte: “Isto é uma bola?”. A criança deverá dizer “sim” ou “não”, ou então apontar ou nomear por meio de simbolismo se a resposta é “sim” ou “não”. Consoante a evolução da criança poderemos encorajá-la a completar a resposta.


Jogo 2
Jogo de Motricidade fina
Material:
Garrafão de plástico vazio
Objetos para inserir dentro do garrafão por exemplo: molas da roupa; ou legos; ou bolas feitas em papel de alumínio etc…

O objetivo deste jogo é conseguirem inserir dentro de um garrafão objetos.
Podem utilizar molas da roupa, legos, rolhas, bolas feitas com papel de alumínio, bolas de algodão etc.
Este jogo irá desenvolver a motricidade fina e o nível de concentração.
Ganha se conseguir inserir todos os objetos dentro do garrafão.
Exemplos:

Opcional: podem utilizar garrafas para realizar o mesmo tipo de jogo
Podem decorar o garrafão para motivar a criança a desenvolver atividade.


Propostas de Atividades de dia 01/06/2020 - a - 06/06/2020


___ATIVIDADES: dia 01/06/2020___

Área /Tema:
Atividades terapêuticas / Dia Mundial da Criança
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Trabalho a realizar:
A proposta para hoje, como tem sido hábito à segunda feira, é a realização de um exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as atividades que realizaram em outos dias).
Mas hoje também é um dia especial, é o Dia Mundial da Criança. E como vocês também são especiais, propomos que neste dia realizem uma atividade que vos faça ficar felizes. Enviem imagens dessa atividade, para que nós também possamos receber um pouco dessa felicidade.
Ficam aqui algumas sugestões musicais para alegrar este vosso dia:



___ATIVIDADES: dia 02/06/2020___

Área /Tema:
Estimulação Sensorial– Balões sensoriais
Material:
- Balões pequenos (balões de água), de preferência em várias cores
- Recheio para balões: arroz, bolas de plasticina, sementes, grão de bico, bolas de gel, farinha, areia etc…
- Funil
- Pinturas de cores diferentes
- Água
- Outros…
Trabalho a realizar:
Proposta de trabalho para este dia é a elaboração balões Sensoriais.
Os balões sensoriais são uma ferramenta muito útil para desenvolver sensibilidade tátil e estimular habilidades motoras finas, permitindo o contacto com diferentes texturas. 
Os balões sensoriais também permitem que canalizem suas emoções, podendo ser uma ajuda para controlo da ansiedade ou tensão acumulada.

Como fazer:
Escolha o enchimento para cada balão e insira-o lentamente através do funil até que tenha enchido aproximadamente ¾ da capacidade do balão. (Este processo pode ser realizado pela criança com ajuda do adulto).
Em seguida, adicione água até o balão estar cheio (opcional).
Retire o balão do funil e certifique-se de remover o ar que possa permanecer. Em seguida, amarre o balão.
Por fim decore o balão ao gosto da criança.
Para fazer mais balões, só tem de repetir o mesmo procedimento, alterando apenas o recheio para diversificar a textura.
Exemplos:
 
 
Os balões sensoriais são projetados para a criança se exprimirem à vontade, especialmente quando se sentem mais ansiosas ou irritadas. No entanto, podem utilizar estes objetos para trabalhar algumas competências:Organizar os balões de acordo com sua cor, volume ou textura.   Também podem colocar uma bacia com agua e pedir à criança para inserir os balões para ver quais flutuam e quais os que vão para o fundo.

___ATIVIDADES: dia 03/06/2020___
Área /Tema:
Hora do conto – Visualização da historia “O Cuquedo”
Elaboração de um Monstrinho como o “Cuquedo” (pintura)
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Folhas de papel, tintas e outros materiais riscadores.
Cola de papel

Atividades a realizar:
Para este dia propomos a visualização da história: “O CUQUEDO” escolhendo um dos seguintes links:
De seguida propomos que realizem um monstrinho como o da história.
Para isso basta pegarem numa folha ou cartolina e deixarem a criança pintar de forma livre utilizando tintas ou materiais riscadores (lápis de cera, marcadores, lápis de cor…)
No final, basta recortarem uns olhos e colarem na vossa pintura de forma a criarem um monstrinho. Apelamos aqui para a ajuda e criatividade dos pais na conclusão desta tarefa.
Podem usar os materiais que quiserem e as cores que entenderem.
Podem também utilizar técnicas já utilizadas de impressão e estampagem.

Exemplos: 


___ATIVIDADE: dia 04/06/2020___
Área /Tema:
Culinária – “Bolo de iogurte”
Material/Ingredientes:
qb manteiga (para untar); 1 iogurte (125g) natural; 4 ovos M; 3 copo açúcar (375g); 1/4 copo óleo (50g); 2 c. de chá fermento em pó; 2 copo farinha (300g); 2 c. de sopa açúcar em pó; taça; colher de pau, batedeira.

Atividade a realizar: 
Pré-aqueça o forno a 180º C. Ajude a criança a untar uma forma de chaminé com manteiga e reserve. Numa taça, ajude a criança a juntar o iogurte e os ovos. Utilize com a criança a medida do copo de iogurte e adicione o açúcar, o óleo, a farinha e o fermento. 
Ajude a criança a bater com uma colher de pau e depois use batedeira até a massa estar homogénea. Auxilie a criança a deitar a massa na forma de chaminé, previamente untada, e leve ao forno durante 40 a 45 minutos, ou espete um palito na massa e verifique se sai limpo. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Antes de servir, polvilhe com o açúcar em pó.
  
___ATIVIDADES: dia 06/05/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento Pessoal/ AVD- “Dia Mundial do Ambiente
Atividades na natureza
Material:
Os que acharem mais adequados.

Atividades a realizar:
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente.
O que propomos para este dia é o desenvolvimento de Atividades de Vida Diária (AVD) relacionadas com o Ambiente.
Neste sentido, sugerimos que nos enviem fotos de atividades que possam fazer, relacionadas com ambiente. Por exemplo:
- Regar plantas nos vasos ou jardins.
- Cuidar das plantas, plantar ou transplantar plantas.
- Brincar com as mãos terra ou areia.
- Andar descalça da relva ou areia/ terra.
- Tocar e sentir as texturas existentes no ambiente ( folhas, relva, troncos de árvores, flores etc…) 



Propostas de Atividades de dia 25/05/2020 - a - 29/05/2020

____ATIVIDADES: dia 25/05/2020___

Área /Tema: 
Atividades terapêuticas /
“Dia da África “– músicas atividade musical

Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Atividades a a realizar:
Como hoje é segunda feira, a proposta é a realização de um exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as atividades realizadas em outos dias)

Como hoje comemora-se o "DIA DA ÁFRICA", sugerimos também algumas músicas relacionadas com este dia. Através da música podem também proporcionar atividades de motricidade global/ atividades motoras – dança etc.
Para comemorar o dia da Africa seguem sugestões musicais:



___ATIVIDADES: dia 26/05/2020___
Área /Tema:
“Vamos fazer um Tambor”

Material:
Um recipiente cilíndrico vazio, fita isolante ou adesiva, cartolina, lápis de cor, tintas ou outos materiais (opcional), dois lápis (opcional) e papel de seda (opcional), balão.

Atividade a realizar:
Utilize um recipiente vazio e limpo, que pode ser um pote ou uma lata de alumínio. Com a criança cruze tiras de fita adesiva sobre o topo do recipiente, até que ele esteja completamente coberto. Isto formará o topo do tambor, que precisa ser robusto e firme. De seguida, meça a cartolina enrolando-a ao redor da lata. Em seguida, corte-a, de modo que caiba confortavelmente em torno do recipiente. Tape a cartolina no lugar e apare o excesso. Deixe a criança decorar o tambor, usando, tintas e os dedos para imprimir as tintas. Pode usar também lápis de cor ou outros materiais. Depois ajude a criança a fazer um par de baquetas. Enrole um papel de seda ou outro papel na extremidade de um lápis e coloque à volta papel adesivo ou isolante ao redor da bola. Repita o procedimento para fazer a outra baqueta. Incentive a criança a testar o tambor e a realizar uma sessão de percussão.

Opção: em vez de utilizar a fita adesiva para cobrir o topo do recipiente, pode utilizar balões. Corte os balões, estique-os para cobrir o topo e com fita adesiva enrole ao redor da lata para prender os balões. O resto do procedimento mantem-se.

Exemplo: 





___ATIVIDADES: dia 27/05/2020___
Área /Tema:
As cores- separar objetos por cores

Material:
Vários objetos de cores diferentes (amarelo, azul, verde, vermelho)
Caixas / cartolinas/ papel

Trabalho a realizar:
 O objetivo da aula de hoje é trabalharem as cores e a perceção das cores.
Para isso seria necessário utilizarem objetos com cores diferentes e separarem esses objetos por cores.
Pedimos à criança que escolha um objeto e que o coloque na caixa da respetiva cor. A criança deverá associar a cor do objeto à cor da caixa.
Este trabalho requer sempre a supervisão de um adulto para auxiliar o movimento dos braços/ mãos para pegar no objeto e para a motivar quando coloca corretamente as cores.

Alterativa: Se não tiverem caixas podem utilizar folhas de papel/ cartolina de cores.
Ficam aqui alguns Exemplos:





___ATIVIDADES: dia 28/05/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento pessoal. “O Dia Internacional do Brincar”
Atividades ao ar livre
Material:
Os que acharem mais adequados.

Atividades a realizar:
Hoje, dia 28 de maio, celebra-se “O Dia Internacional do Brincar”
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência

Para este dia propomos atividades que possam fazer ao ar livre:
- Jogar jogos ao ar livre (jogos tradicionais, jogos com bola, jogos com brinquedos etc)
- Brincar em parques infantis (com as devidas distâncias sociais)
- Incentivar brincadeiras em grupo (promovendo a atividade física e motora)
- Brincar no campo e na natureza;
- Brincar com a água- jogos, bolas de sabão.
- Etc.

Ficamos à espera de fotos bonitas ;)



___ATIVIDADES: dia 29/05/2020___
Área /Tema:
Expressões / Dia Nacional da Energia
Elaboração de um Cata-vento

Material:
(tintas)
Papel de cartolina ou outro papel (120g/m2)-
Palito de espetada
Alfinete de cabeça ou pionés 

Régua, lápis e tesoura

Cola quente ou cola universal


Atividades a realizar:
Como hoje é o dia Nacional da Energia, propomos a elaboração de um Cata-Vento:
Previamente a criança deverá pintar, com ajuda de um adulto, uma folha/ cartolina A4 de forma livre (com qualquer material ou técnica).
Essa Pintura será a base para construção do Cata-Vento
 Nessa folha pintada pela criança, recorte um quadrado 20x20 e de seguida siga os passos das imagens apresentadas:



Para concluir, fure o centro do cata-vento com um alfinete e espete na ponta do palito.
Dica importante: Para o cata-vento rodar é preciso que tenha espaço no alfinete, entre a cabeça do alfinete e o palito. Se o alfinete ficar muito justo, o cata-vento trava.
Registem as reações perante o movimento do cata-vento.

Existem muitas formas de fazer um cata-vento, podem optar por não fazer a parte da pintura.
Vídeo como fazer um cata-vento:




Propostas de Atividades de dia 18/05/2020 - a - 22/05/2020


___ATIVIDADES: dia 18/05/2020___
Área /Tema: 
Atividades terapêuticas / Dia Internacional dos Museus
Material:
Dispositivo audiovisual para aceder aos links 
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Trabalhos a realizar:
Ás segundas-feiras, vamos propor sempre a realização de um exercício ou atividade de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos da realização dessa atividade.

A par desta atividade, sugerimos também para este dia uma atividade para comemoração do “Dia Internacional dos Museus”.
O Dia Internacional dos Museus, comemora-se hoje, dia 18 de maio, tem como tema: Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão.

Ficam aqui algumas sugestões para Visitas Virtuais de iniciativas de alguns Museus:
1- Centro de Interpretação do Românico (CIR):
A Rota do Românico vai promover uma visita virtual guiada ao Centro de Interpretação do Românico (CIR), na próxima segunda-feira, 18 de maio, pelas 22horas, como parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020.
A visita irá ser transmitida em direto através do Facebook e do Instagram da Rota do Românico. Será também assinalado o lançamento do vídeo “O CIR pelos olhos das crianças”.

2- Museus Virtuais Portugueses que Pode Visitar Sem Sair de Casa:

3- Programa geral- Dia Internacional dos Museus 2020.


___ATIVIDADE: dia 19/05/2020___
Área /Tema:
Culinária – “PÃOdemía!” da chef Filipa Gomes
Material/Ingredientes:
 taça; 3 chávenas de farinha (cerca de 420gr); 1chávena e 1/2 de água (360gr); 1 colher de café de fermento de padeiro seco; 1 colher de chá de sal.

Atividade a realizar:
Dica: As medidas são quase a olho (na proporção de 2 volumes de farinha para 1 de água)
Ajude a criança a misturar tudo para uma taça, deixe-a amassar. Depois tape e deixe levedar por 8-12horas (ou até 24h). Quando esse tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa.
A seguir, ajude a criança a puxar de dentro para fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250° com uma panela la dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver superquente, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30 minutos. Tirem a tampa e assem mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.
Exemplo:


___ATIVIDADES: dia 20/05/2020___
Área /Tema:
Estimulação Sensorial/ Jogo da água – “Dia Europeu do Mar”
Materiais:
água, brinquedos de diferentes formas e texturas, esponja, copos, funis, jarros, alguidar, entre outros.

Atividade a realizar:
Como hoje comemora-se o Dia Europeu do Mar, sugerimos uma atividade com água, não com a água do salgada do mar, mas sim com a água vinda das torneiras das nossas casas.
Vamos fazer o JOGO DA ÁGUA. 
Coloque a criança em volta do alguidar com água e encoraje-a a colocar lentamente as suas mãos. Em seguida, coloque alguns brinquedos / objetos dentro do alguidar e motive a criança a agarrá-los. Depois indique à criança o nome dos objetos ao mesmo tempo que pega neles. A criança deve agarrar os brinquedos e os restantes materiais e explorá-los.
Pode também explorar: objetos que flutuam e objetos que não flutuam ;/ doce, salgado ;/ frio, quente ...
Exemplos:

___ATIVIDADES: dia 21/05/2020___
Área /Tema:
Musicoterapia/ Atividade motora - Dança
Material: 
Diferentes objetos ou materiais de diferentes texturas; link.

Atividade a realizar:
Coloque a criança num local tranquilo e crie um ambiente agradável.
Depois coloque a música, indicada no link. Deixe a criança ouvir e explorar os sons da música.
De seguida, proporcione à criança estimulação táctil, dando à criança diferentes materiais ou objetos para ela tocar ou sentir.
Através da música podem também proporcionar atividades de motricidade global/ atividades motoras – dança.
Registem os momentos e envie fotos da atividade.(podem utilizar outras músicas).

Link:


 ___ATIVIDADES: dia 22/05/2020___

Área /Tema:
Expressões / “Pintar com carimbos” – “Dia Internacional da Biodiversidade”
Material:
Alimentos como batata, maça, etc.; folha de papel, tintas.

Atividade a realizar:
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado hoje, dia 22 de maio.
Por isso o tema para este trabalho de Expressão Plástica será: “A Biodiversidade”.
Devem se cortados os alimentos para fazer diferentes formas relacionadas com o tema.
Colocar tinta de várias cores num tabuleiro. Dar à criança os carimbos pré-elaborados e ajudá-la a mergulhar o carimbo na tinta e posteriormente imprimir/ carimbar na folha. 
Exemplos:








Propostas de Atividades de dia 11/05/2020 - a - 15/05/2020


____ATIVIDADE: dia 11/05/2020___

Área /Tema: 
Atividades terapêuticas / sons da Natureza
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)

Trabalho a realizar:
Propomos para este dia a realização de um exercício ou atividade de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade.
Para acompanhar sugerimos também a atividade Sons da Natureza. Explorem com a criança os sons que existem na natureza, proporcionando um ambiente tranquilo.
Links:



____ATIVIDADE: dia 12/05/2020___
Área /Tema:
Expressões / “O Dia Internacional do Enfermeiro” 
Envio de mensagens para os enfermeiros
Material:
Vários – Materiais que acharem mais adequados.

Trabalho a realizar:
O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se hoje, dia 12 de maio. Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.
O que propomos neste dia é a elaboração de um trabalho com uma mensagem de agradecimento por tudo o que têm feito nestes dias.
O trabalho pode ser a elaboração de uma pintura/ colagem / construção etc.
Coloquem o nome e data e enviem fotografias.
Os trabalhos que enviarem serão impressos e posteriormente entregues diretamente aos enfermeiros.
Vamos fazer chegar a vossas mensagens a estes profissionais de saúde… Eles de certeza que irão responder.
Contamos com a vossa participação.
Exemplos de trabalhos que podem fazer:

____ATIVIDADE: dia 13/05/2020____
Área /Tema:
Expressões / “Pintar com simetrias”
Material:
folha de papel; tintas

Trabalho a realizar:
Ajude a criança a colocar tinta no meio da folha e dobrá-la ao meio de forma a espalhar a tinta ou então fazer marcas de um lado da folha e dobrar ao meio. Ajude a criança a abrir a folha e a ver o efeito de simetria que conseguiu realizar.
Exemplos:






____ATIVIDADE: dia 14/05/2020___
Área /Tema:
Culinária – “vamos fazer pãezinhos de leite”
Material:
batedeira elétrica com acessório misturador e gancho de amassar e ingredientes:
- 100 ml de leite
- 1 saqueta de fermento seco de padeiro (11 g)
- 600 g de farinha para bolos sem fermento ou T65 de usos culinários
- 100 g de açúcar
- 100 g de manteiga derretida
- 2 ovos
- raspa de 1 laranja pequena
- pitada de sal
- 50 a 100 ml água
- ovo batido ou manteiga derretida para pincelar
- açúcar q.b. para polvilhar (opcional)

Trabalho a realizar:
1-Aqueça ligeiramente o leite. Ajude a criança a misturar o fermento e uma colher de chá de açúcar e deixe descansar uns 10 minutos, até espumar e crescer.
2-Na taça da batedeira, com a criança coloque a farinha. Ajude-a a fazer uma cova no meio e a deitar aí o fermento, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal. Bata com acessório misturador até ter uma massa compacta.
3-Aqueça ligeiramente a água. Sempre com a máquina a funcionar a velocidade média/baixa, vá juntando a água a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. A seguir deixe a criança amassar com as mãos a massa.
4-Depois mude o acessório da máquina, para o gancho de amassar, e amasse durante uns 5 minutos, até ficar com uma massa fofa e bem ligada.
5-Com a ajuda da criança unte ou polvilhe a taça, coloque a bola de massa, tape com película ou pano (ou ambos) e deixe levedar para o dobro, ou mais, preferencialmente num local aquecido longe de correntes de ar.
6- Retire a massa levedada para a bancada. Faça bolinhas com a criança sem apertar a massa (entre 50 a 75 g de massa para cada pãozinho) e coloque-as, afastadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro.
7- Depois de bem levedados, pincele os pãezinhos com a gema diluída num pouco de leite ou água. Polvilhe com açúcar (opcional) e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Se usar dois tabuleiros em duas prateleiras do forno, mude-os de posição a meio do tempo, para os pãezinhos dourarem por igual.
8- Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.
Exemplo:


____ATIVIDADE: dia 15/05/2020____
Área /Tema:
Expressões/ Desenvolvimento Pessoal / “O Dia Internacional da Família” – Elaboração do Quadro da Família.
Material:
Vários – Materiais que acharem mais adequados. (Tintas, fotografias, imagens etc.)

Trabalho a realizar:
Hoje,15 de maio, celebra-se “O dia internacional da Família”
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação.
Como atividade para este dia, propomos a elaboração de um trabalho que simbolize a família "Quadro da Família"
Pode ser a casa da família; as mãos da família, árvore da família, fotografias da família etc.
O objetivo é que a criança participe na atividade, identifique os elementos da família e/ou que se identifique como elemento pertencente a uma família.
Ficam aqui alguns exemplos de trabalhos que podem realizar:





 













Propostas de Atividades de dia 04/05/2020 - a - 08/05/2020


_____ATIVIDADE: dia 04/05/2020____

Tema:
Natureza – Pintura com cotonetes

Material:
Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa; papel ou Cartolina A4 ou A3; cotonetes ou esponjas (caso não tenha disponível os cotonetes)
Trabalho a realizar:
- Realizar estampagem utilizando cotonetes de forma a retratar alguns elementos da natureza.
(Devem auxiliar a criança a segurar os cotonetes e a fazer o movimento com a mão.)
Exemplos:




______ATIVIDADE: dia 05/05/2020_____

Área /Tema:
AVD / O Dia Mundial da Higiene das Mãos

Material:
Fotografias / imagens
Trabalho a realizar:
Hoje, 5 de maio, é “O Dia Mundial da Higiene das Mãos”
Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos.
Para assinalar este dia, propomos uma tarefa muito importante e que deve ser feita muitas vezes ao dia.
A tarefa que propomos para hoje é:  enviarem uma foto a lavarem as mãos.
As fotos serão publicadas aqui no nosso Blog.
Opcional: podem enviar outros trabalhos relacionados com este tema.
Links:
Propomos também as seguintes músicas relacionadas com o tema da lavagem das mãos.
Panda e Os Caricas - Lava as Mãos
Palavra Cantada | Lavar as Mãos

_____ATIVIDADE: dia 06/05/2020_____

Área /Tema:
Estimulação Sensorial– Garrafas sensoriais

Material:
Garrafas de plástico vazias
Vários
Trabalho a realizar:
Proposta de trabalho para este dia é a elaboração de uma Garrafa Sensorial.
As garrafas sensoriais são garrafas que quando são agitadas produzem algum som ou algum efeito visual que estimulam as sensações e sentidos da criança.
As garrafas podem conter água que ajuda a produzir efeitos visuais juntamente com o glitter e lantejoulas ou só ter materiais secos e, desta forma, conseguir efeitos também sonoros.
Para realizar esta atividade, selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação da criança e preencham a garrafa com esses materiais para obter efeitos diversos e interessantes.
Podem pensar em garrafas que estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (como materiais que emitem sons).
Podem deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela poderá tocar no objetos, sentindo as formas e texturas.

Exemplos de materiais que podem colocar na garrafa:
Grãos de feijão ou de milho, bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos, pedaços de papel de alumínio, retalhos de tecido, missangas diversas, água com corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, clips, bolinhas coloridas... (há uma infinidade de materiais possíveis para serem colocados nas garrafas sensoriais, sejam criativos e façam as experiências)
Opcional: Podem fazer várias garrafas e escolher temas para cada garrafa. Ex.:  cores, formas geométricas, animais, letras, números…

No final, assegurem-se que a tampa ficou bem apertada, podem usar cola de secagem rápida ou fita adesiva para fixar a tampa.
Registe as reações provocadas pelo contacto e manuseamento da Garrafa Sensorial.
Exemplos:
https://www.youtube.com/watch?v=eKhiP-2iNoY



_____ATIVIDADE: dia 07/05/2020_____

Área /Tema:
Culinária – vamos fazer um salame de chocolate

Material:
200g de bolacha tipo Maria, 100g de Chocolate em pó, 100g de açúcar, 100g manteiga derretida, 1 ovo batido, papel de alumínio.
Trabalho a realizar:
Ajude a criança a esmagar as bolachas e deite-as para uma tigela. Junte com ela o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável. Molde com a criança a mistura (deixe-a amassar com as mãos) e molde em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio até ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer. Sirva o salame de chocolate cortado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.
Exemplos:


_____ATIVIDADE: dia 08/05/2020_____

Área /Tema:
Expressão Plástica / Dia da Europa
Pintura de Bandeiras. Estampagem/ impressão

Material:
Vários – Materiais de pintura que acharem mais adequados
Papel A4
Trabalho a realizar:
Como amanhã (dia 9 de maio) é o “Dia da Europa”, propomos uma atividade de comemoração deste dia.
Propomos a tarefa de realizarem a pintura de duas bandeiras de dois países da Europa.
O modo e a forma como podem fazer fica à vossa escolha.
Podem usar a técnica que acharem mais adequada e também utilizar os materiais que quiserem (também pode ser colagens).  o resultado final terá que conter a representação de duas bandeiras da Europa – Também podem fazer a Bandeira da Europa.
O objetivo principal e a participação das alunas nesta atividade

Exemplos:
Podem usar estampagem com as mãos, podem usar esponjas, cotonetes ou outros utensílios de pintura. Podem utilizar a técnica utilizada no Dia Mundial da Terra ou podem optar por materiais mais simples como lápis de cor ou de cera.






Propostas de Atividades de dia 27/04/2020 - a - 30/04/2020


ATIVIDADES: dia 27/04/2020

Material:
Capa com micas (portfólio)
ou Capa A4 com micas
Folhas e outros materiais à escolha

Trabalho a realizar:
O que propomos para o início desta semana é a organização dos trabalhos feitos em casa até à data, colocando os mesmos num dossier de forma organizada.
Organizem os trabalhos por datas.
As atividades realizadas de três dimensões (de culinária ou construções) devem ser incluídos no Dossier/ Portfólio através de imagens/ fotografias (impressão das fotos) com a data de realização.  

Para decorar este Dossier propomos também um trabalho de Expressão plástica (pintura /colagens ) para colocar na capa ou na primeira página do Dossier. Este trabalho deverá conter o Nome da Aluna destacado e o ano letivo 2019/ 2020.

O portfólio deverá conter todos os trabalhos realizados até à data (desde que estamos em casa) e servirá também para colocar os próximos trabalhos até ao final deste ano letivo. 

Exemplos:



_______________________________________________ 



ATIVIDADES: dia 28/04/2020

Área /Tema:
Animais 
Pintura através da estampagem com as mãos

Material:
Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa; papel ou Cartolina A4 ou A3

Trabalho a realizar:
Realizar estampagem com as mãos ou com os dedos de forma a pintar e formar animais.
Tentem fazer a pintura de um animal selvagem e um animal doméstico.
Podem de seguida também explorar o som dos animais e outras características.

Exemplos:


_________________________________



ATIVIDADES: dia 29/04/2020



Área /Tema:
Dia Mundial da Dança
 “A quinta do tio Manel”

Material:
Computador ou outro dispositivo eletrónico audiovisual.

Trabalho a realizar:
 Vamos celebrar o Dia Mundial da Dança da seguinte forma:
Coloque a música “A quinta do tio Manel” através do link - https://www.youtube.com/watch?v=yekRJBxt9ek
Explore com a criança a música mostrando e indicando os animais e os seus sons.
Incentive-a a interagir com as imagens e a movimentar-se livremente ao som da música.
Sendo hoje o Dia Mundial da Música, o objetivo é dançar e utilizar o mais possível a locomoção e desenvolver a parte motora.

Podem dançar ao som de outras músicas e utilizar instrumentos musicais.

Exemplos (links):

Inspirem-se com Grupo de dança Cromossoma X da Associação de Paralisa cerebral de Guimarães - Gala dos Afectos 2019


____________________________________ 

ATIVIDADES: dia 30/04/2020



Área /Tema:
Dia da Mãe
Elaboração de Postais 

Material:
Papeis coloridos, lápis, tesoura, tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa; Cartão ou Cartolina A4 /A5

Trabalho a realizar: 
Sugerimos para este dia a Elaboração de Postais para “O Dia da Mãe”.
Ajude a criança a realizar um cartão/postal para o dia da mãe, desenhando a mão da criança e fazendo recorte ou utilizando estampagem com as mãos ou com os dedos de forma a pintar e fazer um lindo e colorido postal.

Exemplos:





Propostas de Atividades de dia 20/04/2020 - a - 24/04/2020


ATIVIDADES: dia 2O/04/2020

Área /Tema: 
Atividades de vida diária –  horário Rotina diária
Material:
Fotos, imagens

Trabalho a realizar:

Neste dia, propomos e lançamos o desafio aos Encarregados de educação para enviarem fotos imagens de Atividades da Vida Diária que hoje as vossas educandas realizaram.
Por exemplo: Lavagens das mãos, hora das refeições, exercício físico motricidade, trabalhos domésticos etc…
A estimulação para algumas tarefas é fundamental.

Para melhor organização seria importante estipularem um horário de rotina diária onde estivesse presente as AVD’s (Atividades de Vida Diária). Ficam aqui alguns exemplo de horários.








 __________________________________


ATIVIDADES: dia 21/04/2020

Área /Tema: Vamos fazer pão de pizza
Material:
1/2 kg de farinha, 25g de fermento fresco de padeiro, 250 ml de água morna, 5g de sal, 50 ml de azeite

Trabalho a realizar:

Preparação: ajude a criança a colocar na taça a farinha. Ajude a criança a abrir com os dedos uma cavidade ao meio e coloque o fermento e o azeite. Coloque com a criança o sal na borda da taça. Junte a água sobre o fermento e amasse até a massa ficar elástica e se soltar dos dedos. Tapar com um pano e deixar repousar num local ameno pelo menos uma hora.
Aproveite para fazer uma pizza em família… sugestão para o jantar :)

_____________________________________




ATIVIDADES: dia 22/04/2020

Área /Tema:
-Estimulação sensorial ; Expressão Artística/ “Dia Mundial da Terra”

Material:
Folha de papel (papel cavalinho ou cartolina)
Fita cola
Tintas (guache ou acrílico) - Cores azul e verde  
Saca plástica transparente, ou micas, ou pelicula aderente transparente.

Trabalho a realizar:
 Hoje, dia 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra.
Para assinalar este dia, propomos uma atividade para lembrar a importância da preservação do ambiente e sustentabilidade do nosso planeta.

Propomos assim a pintura do planeta Terra da seguinte forma:

- Coloquem tinta numa folha de papel de forma aleatória (com as cores do planeta – Azul, Verde…) 


- Coloquem a folha dentro de uma mica, saca plástica ou simplesmente cubram pelicula transparente.
- Fixem à mesa com fita cola.
Desta forma vão poder usar apenas as mãos para pintar, juntando as tintas e assim criar verdadeiras obras de arte. Coloquem as mãos das vossas educandas sobre a tinta para que possam trabalhar a parte da estimulação sensorial.




Por fim podem recortar o trabalho na forma circular e colar numa folha de papel branca ou cartolina preta.



 ______________________________________


 ATIVIDADES:  dia 23/04/2020

Área /Tema:
“Dia Mundial do Livro”
Livro da comunicação.

Material: dossier, folhas, objetos, fotos.

Trabalho a realizar:
Neste dia, 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro
E para celebrar este dia, propomos a elaboração um livro de comunicação.
O objetivo principal é utilizar símbolos, imagens reais ou fotos para exercitação da comunicação.
Estes livros podem ser construídos utilizando vários formatos que devem ser adequados às características da criança. Uma das possibilidades, é construir usando um dossier A4 ou A5. No livro poderão utilizar-se objetos reais, partes de objetos, fotos, imagens, entre outros. Podem ainda ser organizados em categorias (alimentação, higiene, pessoas com quem convive, brinquedos, etc.). Para além disto, poderão utilizar-se por exemplo: SPC – símbolos pictográficos para a comunicação.

Não existe limite de páginas ou fotos, pode conter apenas 4 imagens em 4 folhas.  Será um livro em construção para a realidade de cada um.

Exemplos:




Outra proposta de trabalho para este dia é a leitura de um livro de Histórias…
Ficam aqui algumas sugestões:






 ________________________________________________________________



ATIVIDADES: dia 24/04/2020

Área /Tema:
Expressão Artística/ Dia da Liberdade. O cravo símbolo do dia 25 de abril.  
Material:
Vários – da opção de cada Enc. Educação.

 Trabalho a realizar:
Para comemorar o feriado de amanhã, propomos a elaboração de um trabalho que contenha a representação de um cravo. Sendo este o símbolo do 25 de abril, conhecida como a flor que a população colocou nas armas dos militares neste dia.
Para elaboração deste trabalho podem utilizar os materiais que acharem mais adequados.
Pode ser uma pintura, escultura, construção, colagem etc.
O objetivo é que participem na atividade e que o resultado final seja um cravo. 
Para finalizar podem escrever: 25 de Abril DIA DA LIBERDADE)

Exemplos:











Propostas de Atividades de dia 14/04/2020 - a - 17/04/2020


ATIVIDADES: dia 14/04/2020



Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Expressão Artística


 “Que tempo faz hoje?”


 Material:


Vários


 Trabalho a realizar:


 Propõem-se a elaboração de símbolos do tempo (4 símbolos). 


Para a sua realização podem utilizar o material que acharem mais conveniente e adequado. (impressão em papel, construção em EVA ou feltro etc.)




O objetivo principal é a identificação do tempo através de símbolos.


Mesmo que a aluna não identifique, vamos colocar “que tempo faz hoje” num local visível da casa e todos os dias colocar o símbolo correspondente ao tempo meteorológico.





Os símbolos devem ser simples e de fácil leitura.






Exemplos:







 

 






Tarefa opcional: Na sequência desta atividade a aluna pode realizar um trabalho artístico que expresse um estado de tempo ( chuva, Sol, céu nublado…)





Exemplos:





_________________________________________________



ATIVIDADE: dia 15/04/2020








Área /Tema:




Jogo “O que é que queres?”




Material:




- 3 objetos comuns e familiares que a criança aprecie verdadeiramente;
Atividade a realizar:

- Sentar a menina (educanda) em frente da mesa e coloque os objetos em cima da mesa. Segure as suas mãos e aponte os objetos nomeando-os. Repita os nomes várias vezes mantendo sempre o contacto das mãos da criança com os objetos. Pergunte-lhe “O que é que queres?” Se ele apontar o objeto ou direcionar-se para ele, recompense-a e deixe-a brincar com o objeto. Poderá repetir o procedimento com outros objetos com diferentes formas e texturas. _________________________________________



ATIVIDADES: dia 16/04/2020





Área /Tema:


Vamos fazer “bolinhos de coco”


Material:


- 3 ovos médios, 150 g açúcar, 50 g manteiga derretida, 1 c. de sopa raspa de limão, 250 g coco ralado,


- recipiente (tigela) para colocar os ingredientes,


- colher de pau ou outra,


- balança,


- forminhas de papel (decoradas pela criança)





Atividade a realizar:

Numa tigela, ajude a criança a misturar os ovos com o açúcar. Junte com ela a manteiga, a raspa de limão e o cocoA criança pode misturar tudo muito bem com a colher ou com as mãos (possibilitando experienciar sensações). Molde com ela os bolinhos com a massa e coloque-os nas forminhas de papel já decoradas anteriormente. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 30 minutos. Retire os bolinhos e deixe arrefecer. Coloque com a criança os bolinhos num prato, taça ou cesto.  



Tarefa opcional:

Tema: “Vamos decorar forminhas”


Material:


- Tintas de água (guache, acrílicos, aguarelas) ou outros ;

- Esponja (pode ser uma esponja da loiça)


- Forminhas de papel ou papel cortado para colocar em formas de alumínio.





Trabalho a realizar:



Realizar estampagem com os dedos ou esponjas de forma a pintar as forminhas na parte de fora, a gosto da criança.

(podem optar por outro tipo de pintura)








________________________________________________







ATIVIDADES: dia 17/04/2020




Área /Tema: 

"Caixa Mágica"




Material:


Uma caixa com diversos objetos





Trabalho a realizar:


A caixa deve conter materiais diversos, como por exemplo: objetos da vida diária, brinquedos etc.





O adulto/ Encarregada de educação poderá utilizar esta caixa para trabalhar a identificação dos objetos. Criando situações onde deixe que a criança/aluna escolha o objeto que posteriormente irá servir para ser trabalhado. De forma a identifica-lo verbalmente, ou apontando para um símbolo.


Poderá também pedir para pegar  num objeto especifico, ou até mais do que um.


Esta atividades pode ser realizada várias vezes durante o dia e também durante o fim de semana.




Exemplos:

















Tarefa opcional: A caixa mágica pode ser decorada a gosto.


Sugestão: caixa de sapatos decorada.









Como sujestão de atividade para este dia propõem-se  também ouvirem a lista das músicas do blog no menu lateral: LINKS














 
 (férias da páscoa)
Nos próximos dias aproveitem para: 
Enviem os trabalhos/ Atividades que fizeram.

 ____________________________________________

Atividade para as "férias da páscoa"
Área/Tema:
Ex. Musical / Canção do bom dia
Material:
- Dispositivo eletrónico ou música   
Trabalho a realizar:
- Colocar a menina (educanda) posicionada de forma confortável, sentada em almofadas ou na cadeira. Em seguida coloque a música e cante junto a ela. Esta atividade pode ser realizada todos os dias logo a seguir ao “acordar”.

 ______________________________________________





Proposta de atividade para o dia: 27/03/2020




ATIVIDADE 5



Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Hoje é “Dia do Teatro”

Material:

Computador (internet)



Trabalho a realizar:
O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.

Para celebrar este dia sugerimos uma ida ao teatro em família (mas em CASA em frente ao computador ou TV).

Enviamos assim algumas peças de teatro que podem assistir:

- Carochinha




- Teatro de Sombras - Grupo Eclips




- Teatro de Sombras – Cinderela




-Teatro de Sombras – Frozen




Conteúdos a explorar:

Os animais; as cores; música …  





___________________________________________________________________


Proposta de atividade para o dia: 26/03/2020


ATIVIDADE 4

Área /Tema:
Musica/ construção de um instrumento musical com material reciclado.
Material:
- Materiais reciclados (garrafas, embalagens etc)


- Vários (tendo em conta as preferências da aluna)


Trabalho a realizar:
-Construir um instrumento musical simples através da utilização de materiais reciclados.


- Registar as reações (na manipulação e/ou audição do instrumento construído)





Exemplos: 


 ______________________________________________




Proposta de atividade para o dia: 25/03/2020








ATIVIDADE 3




Área /Tema:
Pintura/ Vamos Todos Ficar Bem









Material:




- Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas)




- Outros materiais de pintura que desejar




- Cartolina ou outro suporte









Trabalho a realizar:




- Pintar um arco iris indo ao encontro da iniciativa que se espalha por todo o mundo, onde as crianças de quarentena começaram a pintar as cores do arco-íris, com a frase “Vamos Todos Ficar Bem









- Para execução deste trabalho as alunas podem




utilizar os dedos como fossem pinceis ou utilizar outro tipo de materiais como esponjas; rolos ou pinceis (com orientação do adulto).




- No final deverá ter a frase “Vamos todos Ficar bem”




e assim também participar nesta onda de união esperança.







Exemplos: 








Continuidade da atividade (opcional)


- Colar a pintura realizada numa caixa vazia (pode ser de sapatos) e utilizá-la para guardar objetos que a menina goste de brincar.

- Podem fazer mais pinturas de forma livre com as cores do arco-íris (materiais e suportes que acharem mais adequados).



___________________________________________________________________


Proposta de atividade para o dia: 24/03/2020

ATIVIDADE 2

Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Culinária (Biscoitos Olinda)
Material: (ingredientes)
250 gr farinha


100 gr açúcar


100 gr manteiga


1 ovo


1 colher (chá) de fermento em pó

Trabalho a realizar:

Realizar uma atividade de culinária em conjunto.


O objetivo é deixar a aluna amassar a massa (com as mãos ou dedos) mesmo que não fique muito do agrado.

Preparação:


- Pré-aquecer o forno a 180°C.


- Bater todos os ingredientes até obter uma massa areada.


- Fazer bolas pequenas


- Com a ajuda de um garfo ou apenas com os dedos “esmague” as  bolas que deverão ficar com aspeto achatado e ondulado.


- Podem também contruir formas a gosto (redondas, quadradas, formas de coração ou livre).


  - Leve ao forno cerca de 20 minutos.





Exemplos:




___________________________________________

                  



Proposta de atividade para o dia: 23/03/2020


ATIVIDADE 1


Área/Tema:
Primavera
Material:
-Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas)
- Papel ou Cartolina A4 ou A3
Trabalho a realizar:
-Realizar estampagem com as mãos de forma a pintar uma Flor ou várias flores.
Exemplos:


 ______________________________________________









Sem comentários:

Enviar um comentário