______________________________________________________________________
Propostas de Atividades para fazer em Casa
______________________________________________
3º Período - ano letivo 2019/2020
Propostas de Atividades de dia 22/06/2020 - a - 26/06/2020
Propostas de Atividades de dia 15/06/2020 - a - 19/06/2020
Opcional: Podem optar por não colocar óleo. Podem colocar brilhantes/ purpurinas...
Exemplos:
Como hoje, dia 18 de junho, celebra-se “O Dia Internacional do Piquenique”, aproveitem para estender a toalha no chão e fazer um piquenique em família.
___ATIVIDADES: dia 19/06/2020___
Propostas de Atividades de dia 08/06/2020 - a - 12/06/2020
Opcional: podem utilizar garrafas
para realizar o mesmo tipo de jogo
Podem decorar o garrafão para motivar a criança a desenvolver atividade.
Propostas de Atividades de dia 01/06/2020 - a - 06/06/2020
Propostas de Atividades de dia 25/05/2020 - a - 29/05/2020
Propostas de Atividades de dia 18/05/2020 - a - 22/05/2020
Propostas de Atividades de dia 22/06/2020 - a - 26/06/2020
___ATIVIDADES:
dia 22/06/2020___
Tema:
Atividades
terapêuticas
Material:
Dispositivo
eletrónico para aceder aos links (audiovisual)
Outros
(de acordo com a opção que escolherem)
Atividades
a realizar:
Hoje é
dia de terapias, escolham exercício de Terapia. Para isso devem clicar no
separador das Terapias.
Escolham
uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade.
(Podem repetir as atividades realizadas noutros dias).
Outras
sugestões para este dia:
Jogos
com bola ou bolas – Sugerimos também para este dia, atividades com bola ou bolas.
Deixamos aqui algumas imagens de jogos que podem ser realizados:
___ATIVIDADES:
dia 23/06/2020___
Área
/Tema:
Expressões/ Atividades com molas da roupa
Material:
Molas
da roupa
Caixa
de cartão
Diferentes
materiais (os que acharem mais adequados)
Atividade
a realizar:
As
molas da roupa podem ser excelentes objetos para desenvolvermos atividades em
casa.
Sugerimos
para hoje algumas atividades para fazerem com as vossas educandas, onde o
principal objetivo é o desenvolvimento pessoal da criança/ jovem através da
utilização de molas da roupa.
Podem
utilizar as molas para trabalhar as cores, desenvolver a motricidade fina ou
apenas como mero objeto de brincadeira e ao mesmo tempo estimulação sensorial.
Podem
utilizar uma caixa de sapatos, dividi-la por cores e utilizar as molas para
prenderem na cor certa. (existem várias formas para trabalhar as cores)
Podem
utilizar as molas simplesmente para colocarem num recipiente- retirar da caixa
e depois colocar novamente na caixa.
Exemplos:
___ATIVIDADES:
dia 24/06/2020___
Área
/Tema:
Expressões/
Estimulação sensorial
Elaboração
de Sardinhas dos Santos Populares / São João
Material:
Tesoura;
cola; Papel/ Cartão.
Diferentes
materiais com diferentes texturas (os que acharem mais adequados )
Atividade
a realizar:
Como
estamos em época de Santos Populares e hoje é dia de São João, propomos a
seguinte atividade:
Elaboração
de Sardinhas dos Santos Populares.
Recorte
em cartão ou papel a forma de uma sardinha e decore-a a gosto.
Pode utilizar
diferentes materiais com diferentes texturas para colar na sardinha.
Faça
com que a criança participe na atividade, procure motiva-la a mexer nos
materiais e texturas, proporcione a Estimulação Sensorial.
Exemplos:
___ATIVIDADES:
dia 25/06/2020___
Área
/Tema:
Culinária
- “Vamos fazer gelado”
Material/Ingredientes:
Batedeira;
recipientes; colher; 250 g de compota de morango; 400 ml de natas; 1 colher
(chá) de essência de baunilha; 3 claras m; 50 g de açúcar, morangos.
Atividade
a realizar:
Ajude a
criança a colocar as claras num recipiente e bata com ela as claras em castelo
bem firme e reserve.
À
parte, bata as natas em chantili com o açúcar, e peça à criança que vá juntando
aos poucos o açúcar e depois que adicione a essência de baunilha, sem parar de
bater.
Peça à
criança, com a sua cooperação, para acrescentar a compota de morango,
reservando um pouco para a decoração final, e misture bem com a criança,
deixando ela sentir a consistência. Com as mãos bem limpas deixe a criança
tocar um pouco no preparado. De seguida, adicione com ela as claras, aos
poucos, mexendo delicadamente.
Deite
com a criança a mistura num recipiente e leve ao congelador durante, pelo
menos, 3 horas.
Sirva o
gelado em bolas, decoradas com a compota de morango que reservou e morangos
partidos aos pedaços.
Nota: se
a criança não gostar de morango, ou tiver alergia, poderá substituir por outra
fruta.
___ATIVIDADES:
dia 26/06/2020___
Área
/Tema:
Desenvolvimento
pessoal/ “Vamos explorar o meio ambiente”
Material:
Elementos
da natureza, uma pá, baldes ou sacos.
Atividade
a realizar:
Para
este último dia de aulas, propomos a seguinte atividade:
Realizar
um passeio ao ar livre e recolher elementos da natureza com a criança: areia,
água do mar, conhas (se for à praia), terra, pedras, folhas, flores, entre
outros. Designar o que a criança vai apanhando e permitir que ela toque e sinta
a texturas dos elementos que apanha.
Tirar
fotografias durante o passeio e depois arranjar uma caixa para colocar os
elementos que recolheu. No fim, reveja com a criança aquilo que ela conseguiu e
mostre-lhe as fotografias.
___ATIVIDADES: dia 15/06/2020___
Tema:
Atividades terapêuticas / Músicas
Material:
Dispositivo eletrónico para
aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que
escolherem)
Atividades a realizar:
Hoje é dia de terapias, escolham
exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades
sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as
atividades realizadas noutros dias).
___ATIVIDADES: dia 16/06/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento Pessoal: “O nosso rosto”
Material:
Cartolina, folha de papel, lápis, tintas ou guaches, lã, outros materiais que
estejam à disposição da criança para fazer o cabelo, cola, molde.
Atividade
a realizar:
Desenhar, colorir e compor um rosto ou cara, utilizando as
diferentes partes que constituem a sua estrutura (poderá utilizar a imagem/molde
que disponibilizamos). Pedir primeiro à criança que indique as partes do rosto
dela, virada para um espelho. Depois fazer o mesmo exercício, mas à pessoa que
está com ela. Por último incitar a criança a colocar no rosto-molde os olhos, o
nariz e a boca no local correto.
Depois desenhar ou colar essas partes ou
órgãos dos sentidos e colorir com tintas, lápis e outros materiais.
Sugestão:
colar lã no sítio do cabelo outro material com diferente textura.
___ATIVIDADES: dia 17/06/2020___
Área /Tema:
Estimulação sensorial
/ Pintura sensorial
Material:
Tintas de água
Sacos plásticos transparentes
saco com fecho
zip
Fita cola
Agua / óleo de bebé (Óleo
Johnson)
Atividade:
Hoje propomos uma
atividade de pintura sensorial.
Coloquem tinta dentro
do saco plástico, misturem água e um pouco de óleo Johnson bebé.
Fechem o saco e
fixem-no com fita cola na mesa ou num tabuleiro.
Verifiquem se o saco
está bem fechado e sem ar.
De seguida deixem a
criança espalharem o liquido/ tinta livremente com as mãos.
O objetivo é deixa-las
explorar a técnica livremente, ajudem-nas a fazer o movimento com as mãos para
espalhar a tinta. O resultado final não é importante. O importante é a
participação e desenvolvimento da estimulação sensorial.
Opcional: Podem optar por não colocar óleo. Podem colocar brilhantes/ purpurinas...
Exemplos:
___ATIVIDADES: dia 18/06/2020___
Área/Tema:
Culinária: “Vamos fazer pães com chouriço”
Dia Internacional do Piquenique
Material/Ingredientes:
500 gr. farinha de
trigo sem fermento mais um pouco para polvilhar
200 ml. água morna
7 gr. fermento de
padeiro pode optar por fermento de padeiro em pó
10 gr. sal
chouriço de carne a gosto
Atividade a realizar:
Misture com a criança todos os
ingredientes (caso o fermento seja de padeiro, deverá dissolvê-lo num pouco de
água) numa tigela e permita que a criança amasse muito bem, diretamente com as
mãos ou com colher de pau, como ela gostar mais até obter uma massa bem
consistente.
Depois da massa se encontrar no
ponto, polvilhe com a criança a farinha e marquem uma cruz no meio da massa,
assim teremos um ponto de referência quando a massa já se encontrar levedada.
Em seguida tapem a tigela com uma
toalha e deixem repousar cerca de 1 hora, num sítio com uma temperatura amena
(não pode ser num sítio muito frio) para a massa começar a levedar.
Depois destapem a tigela e podem
ajudar a criança a manusear a massa. A massa deve estar bastante fofinha, ou
seja, levedada.
Corte o chouriço em rodelas muito
fininhas ou em pedaços pequenos, como preferir e separe.
Polvilhe com farinha uma parte da
sua bancada para a criança manusear melhor a massa, evitando assim que a massa
se cole à bancada.
Para retirar a massa da tigela
sem que se pegue às mãos coloque alguma farinha nas mãos da criança,
polvilhando a massa em volta da tigela.
Estando a massa pronta, ajude a
criança a dividi-la em 8 pedaços iguais e estenda cada pedaço da massa em forma
de um retângulo.
Ajude a criança a colocar
generosamente rodelas fininhas de chouriço e vá enrolando. Pré-aqueça o forno a
220º.
Polvilhe com farinha um tabuleiro
de ir ao forno (pode também forrar o tabuleiro com papel de alumínio polvilhada
com farinha).
Coloque os pães com chouriço no
tabuleiro e leve ao forno, sempre a 220º.
Nota: Esta receita é para fazer
Pão com chouriço, mas pode rechear os seus pães com ingredientes diferentes:
fiambre, queijo, etc.
Como hoje, dia 18 de junho, celebra-se “O Dia Internacional do Piquenique”, aproveitem para estender a toalha no chão e fazer um piquenique em família.
___ATIVIDADES: dia 19/06/2020___
Área /Tema:
Expressões / Verão
Pintura/ construção de
um SOL
Material:
Os que acharem mais
adequados
Atividade:
Como amanhã (dia 20 de Junho) começa o verão, propomos uma atividade relacionada com este tema.
Assim, sugerimos que
pintem ou construam um “sol”, sendo este um símbolo desta estação do ano.
Podem utilizar os
materiais e as técnicas que quiserem, o objetivo é que as crianças participem e
que o resultado final seja um “SOL”.
Sejam criativos e enviem
imagens dos trabalhos.
Deixamos aqui algumas
sugestões:
___ATIVIDADES: dia 08/06/2020___
Tema:
Atividades terapêuticas / musicoterapia
Material:
Dispositivo eletrónico para
aceder aos links (audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que
escolherem)
Atividades a realizar:
Hoje é dia de terapias, escolham
exercício de Terapia. Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades
sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as
atividades realizadas noutros dias).
Sugerimos também para hoje
uma sessão de Musicoterapia. Utilizem um instrumento musical (podem utilizar os
instrumentos musicais anteriormente contruídos) e deixem a criança explorar
esses mesmos instrumentos musicais exprimindo-se livremente. Utilizem músicas
das suas preferências para acompanhar os ritmos musicais.
Cliquem no separador Musicas e canções nos LINKs na página inicial do blog.
___ATIVIDADES: dia 09/06/2020___
Área /Tema:
Expressão Artística “Pintura com
escova de dentes”
Pintura da bandeira Nacional
Material:
folha de papel, tintas,
escova de dentes.
Atividades a realizar:
Para o dia de hoje propomos a
realização de técnicas de pintura que costumam ser surpreendente para as
crianças.
Com a sua ajuda comece por:
molhar a escova na tinta com a criança e pinte o papel através de suaves
batidas (1). Depois, ensina-se a "varrer" a tinta com a escova (2).
Por último ajude a criança a fazer uma paisagem, utilizando-se as duas técnicas
aprendidas (3). Agora é só colocar a imaginação a funcionar.
Bom Trabalho!
SUGESTÃO: Uma vez que se aproxima o dia das celebrações
do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Poderá
utilizar esta técnica para pintar a Bandeira Nacional como no exemplo:
___ATIVIDADES: dia 12/06/2020___
Área /Tema:
Jogos de desenvolvimento Pessoal e
Motricidade
Atividades a realizar:
Para este
dia sugerimos dois Jogos:
Jogo 1
“Jogo do
sim e do não”
Material:
2 caixas pequenas, 3 a 6 objetos comuns que a criança reconheça facilmente.
Tire um objeto de uma das caixas e pergunte: “Isto é uma bola?”. A
criança deverá dizer “sim” ou “não”, ou então apontar ou nomear por meio de
simbolismo se a resposta é “sim” ou “não”. Consoante a evolução da criança
poderemos encorajá-la a completar a resposta.
Jogo 2
Jogo de Motricidade fina
Material:
Garrafão de plástico vazio
Objetos para inserir dentro do
garrafão por exemplo: molas da roupa; ou legos; ou bolas feitas em papel de alumínio
etc…
O objetivo deste jogo é conseguirem
inserir dentro de um garrafão objetos.
Podem utilizar molas da roupa,
legos, rolhas, bolas feitas com papel de alumínio, bolas de algodão etc.
Este jogo irá desenvolver a
motricidade fina e o nível de concentração.
Ganha se conseguir inserir todos
os objetos dentro do garrafão.
Exemplos:
Podem decorar o garrafão para motivar a criança a desenvolver atividade.
Propostas de Atividades de dia 01/06/2020 - a - 06/06/2020
___ATIVIDADES: dia 01/06/2020___
Área /Tema:
Atividades
terapêuticas / Dia Mundial da Criança
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links
(audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)
Trabalho a realizar:
A proposta para hoje, como tem
sido hábito à segunda feira, é a realização de um exercício de Terapia. Para
isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham
uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade.
(Podem repetir as atividades que realizaram em outos dias).
Mas
hoje também é um dia especial, é o Dia Mundial da Criança. E como vocês também são especiais, propomos que neste dia realizem uma atividade que vos
faça ficar felizes. Enviem imagens dessa atividade, para que nós também possamos receber um pouco dessa felicidade.
Ficam
aqui algumas sugestões musicais para alegrar este vosso dia:
___ATIVIDADES: dia 02/06/2020___
Área /Tema:
Estimulação Sensorial– Balões
sensoriais
Material:
- Balões pequenos (balões de
água), de preferência em várias cores
- Recheio para balões: arroz,
bolas de plasticina, sementes, grão de bico, bolas de gel, farinha, areia etc…
- Funil
- Pinturas de cores diferentes
- Água
- Outros…
Trabalho a realizar:
Proposta de trabalho para este
dia é a elaboração balões Sensoriais.
Os balões sensoriais são uma
ferramenta muito útil para desenvolver sensibilidade tátil e estimular
habilidades motoras finas, permitindo o contacto com diferentes texturas.
Os balões sensoriais também
permitem que canalizem suas emoções, podendo ser uma ajuda para controlo da
ansiedade ou tensão acumulada.
Como fazer:
Escolha o enchimento para cada
balão e insira-o lentamente através do funil até que tenha enchido aproximadamente
¾ da capacidade do balão. (Este processo pode ser realizado pela criança com
ajuda do adulto).
Em seguida, adicione água até o
balão estar cheio (opcional).
Retire o balão do funil e
certifique-se de remover o ar que possa permanecer. Em seguida, amarre o balão.
Por fim decore o balão ao gosto
da criança.
Para fazer mais balões, só
tem de repetir o mesmo procedimento, alterando apenas o recheio para
diversificar a textura.
Exemplos:
Os balões sensoriais são
projetados para a criança se exprimirem à vontade, especialmente quando se
sentem mais ansiosas ou irritadas. No entanto, podem utilizar estes
objetos para trabalhar algumas competências:Organizar os balões de acordo com
sua cor, volume ou textura. Também
podem colocar uma bacia com agua e pedir à criança para inserir os balões para
ver quais flutuam e quais os que vão para o fundo.
___ATIVIDADES: dia 03/06/2020___
Área /Tema:
Hora do conto – Visualização da historia
“O Cuquedo”
Elaboração de um Monstrinho como o
“Cuquedo” (pintura)
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links
(audiovisual)
Folhas de papel, tintas e outros materiais
riscadores.
Cola de papel
Atividades a realizar:
Para este dia propomos a visualização da
história: “O CUQUEDO” escolhendo um dos seguintes links:
De seguida propomos que realizem um monstrinho
como o da história.
Para isso basta pegarem numa folha ou
cartolina e deixarem a criança pintar de forma livre utilizando tintas ou materiais
riscadores (lápis de cera, marcadores, lápis de cor…)
No final, basta recortarem uns olhos e
colarem na vossa pintura de forma a criarem um monstrinho. Apelamos aqui para a
ajuda e criatividade dos pais na conclusão desta tarefa.
Podem usar os materiais que quiserem e
as cores que entenderem.
Podem também utilizar técnicas já
utilizadas de impressão e estampagem.
Exemplos:
___ATIVIDADE: dia 04/06/2020___
Área /Tema:
Culinária – “Bolo de iogurte”
Material/Ingredientes:
qb manteiga
(para untar); 1 iogurte (125g) natural; 4 ovos M; 3 copo açúcar
(375g); 1/4 copo óleo (50g); 2 c. de chá fermento em pó; 2 copo farinha
(300g); 2 c. de sopa açúcar em pó; taça; colher de pau, batedeira.
Atividade
a realizar:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Ajude a criança a untar uma forma de
chaminé com manteiga e reserve. Numa taça, ajude a criança a juntar o
iogurte e os ovos. Utilize com a criança a medida do copo de iogurte e adicione
o açúcar, o óleo, a farinha e o fermento.
Ajude a
criança a bater com uma colher de pau e depois use batedeira até a massa estar
homogénea. Auxilie a criança a deitar a massa na forma de chaminé, previamente
untada, e leve ao forno durante 40 a 45 minutos, ou espete um palito na massa e
verifique se sai limpo. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente
antes de desenformar. Antes de servir, polvilhe com o açúcar em pó.
___ATIVIDADES: dia 06/05/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento Pessoal/ AVD- “Dia
Mundial do Ambiente”
Atividades na natureza
Material:
Os que acharem mais adequados.
Atividades a realizar:
O Dia Mundial do Ambiente é
celebrado todos os anos a 5 de junho.
É um evento anual que tem como
objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente.
O que propomos para este dia é o
desenvolvimento de Atividades de Vida Diária (AVD) relacionadas com o Ambiente.
Neste sentido, sugerimos que nos
enviem fotos de atividades que possam fazer, relacionadas com ambiente. Por exemplo:
- Regar plantas nos vasos ou
jardins.
- Cuidar das plantas, plantar ou transplantar
plantas.
- Brincar com as mãos terra ou
areia.
- Andar descalça da relva ou
areia/ terra.
- Tocar e sentir as texturas
existentes no ambiente ( folhas, relva, troncos de árvores, flores etc…)
____ATIVIDADES: dia 25/05/2020___
Área /Tema:
Atividades
terapêuticas /
“Dia da África “– músicas atividade musical
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links
(audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)
Atividades a a realizar:
Como hoje é segunda feira, a
proposta é a realização de um exercício de Terapia. Para isso devem clicar no
separador das Terapias.
Escolham uma das atividades
sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade. (Podem repetir as
atividades realizadas em outos dias)
Como hoje comemora-se o "DIA DA
ÁFRICA", sugerimos também algumas músicas relacionadas com este dia. Através da
música podem também proporcionar atividades de motricidade global/ atividades
motoras – dança etc.
Para
comemorar o dia da Africa seguem sugestões musicais:
___ATIVIDADES: dia 26/05/2020___
Área /Tema:
“Vamos fazer um Tambor”
Material:
Um recipiente cilíndrico vazio,
fita isolante ou adesiva, cartolina, lápis de cor, tintas ou outos materiais
(opcional), dois lápis (opcional) e papel de seda (opcional), balão.
Atividade a realizar:
Utilize um recipiente vazio e
limpo, que pode ser um pote ou uma lata de alumínio. Com
a criança cruze tiras de fita adesiva sobre o topo do recipiente, até que ele
esteja completamente coberto. Isto formará o topo do tambor, que precisa
ser robusto e firme. De seguida, meça a cartolina enrolando-a ao redor da lata. Em
seguida, corte-a, de modo que caiba confortavelmente em torno do recipiente. Tape a cartolina no lugar e apare o excesso. Deixe a
criança decorar o tambor, usando, tintas e os dedos para imprimir as tintas.
Pode usar também lápis de cor ou outros materiais.
Depois ajude a criança a fazer um par de baquetas. Enrole um papel de seda ou
outro papel na extremidade de um lápis e coloque à volta papel adesivo ou
isolante ao redor da bola. Repita o procedimento para fazer a outra baqueta.
Incentive a criança a testar o tambor e a realizar uma sessão de percussão.
Opção: em vez de utilizar a fita adesiva para cobrir o topo do recipiente, pode utilizar balões. Corte os balões, estique-os para cobrir o topo e com fita adesiva enrole ao redor da lata para prender os balões. O resto do procedimento mantem-se.
Opção: em vez de utilizar a fita adesiva para cobrir o topo do recipiente, pode utilizar balões. Corte os balões, estique-os para cobrir o topo e com fita adesiva enrole ao redor da lata para prender os balões. O resto do procedimento mantem-se.
Exemplo:
___ATIVIDADES: dia 27/05/2020___
Área /Tema:
As cores- separar objetos por cores
Material:
Vários objetos de cores diferentes (amarelo,
azul, verde, vermelho)
Caixas / cartolinas/ papel
Trabalho a realizar:
O objetivo da aula de hoje é
trabalharem as cores e a perceção das cores.
Para isso seria necessário utilizarem
objetos com cores diferentes e separarem esses objetos por cores.
Pedimos à criança que escolha um
objeto e que o coloque na caixa da respetiva cor. A criança deverá associar
a cor do objeto à cor da caixa.
Este trabalho requer sempre a
supervisão de um adulto para auxiliar o movimento dos braços/ mãos para pegar
no objeto e para a motivar quando coloca corretamente as cores.
Alterativa: Se não tiverem caixas
podem utilizar folhas de papel/ cartolina de cores.
Ficam aqui alguns Exemplos:
___ATIVIDADES: dia 28/05/2020___
Área /Tema:
Desenvolvimento pessoal. “O Dia
Internacional do Brincar”
Atividades ao ar livre
Material:
Os que acharem mais adequados.
Atividades a realizar:
Hoje, dia 28 de maio, celebra-se “O
Dia Internacional do Brincar”
Este dia relembra que o brincar é
um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações
Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz
vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade,
exploração e convivência
Para este dia propomos atividades
que possam fazer ao ar livre:
- Jogar jogos ao ar livre (jogos
tradicionais, jogos com bola, jogos com brinquedos etc)
- Brincar em parques infantis (com
as devidas distâncias sociais)
- Incentivar brincadeiras em
grupo (promovendo a atividade física e motora)
- Brincar no campo e na natureza;
- Brincar com a água- jogos,
bolas de sabão.
- Etc.
Ficamos à espera de fotos bonitas ;)
___ATIVIDADES: dia 29/05/2020___
Área /Tema:
Expressões / Dia Nacional da Energia
Elaboração de um Cata-vento
Material:
(tintas)
Papel
de cartolina ou outro papel (120g/m2)-
Palito
de espetada
Alfinete
de cabeça ou pionés
Régua, lápis e tesoura
Cola quente ou cola universal
Atividades a realizar:
Como hoje é o dia Nacional da Energia,
propomos a elaboração de um Cata-Vento:
Previamente a criança deverá pintar, com
ajuda de um adulto, uma folha/ cartolina A4 de forma livre (com qualquer
material ou técnica).
Essa Pintura será a base para construção
do Cata-Vento
Nessa
folha pintada pela criança, recorte um quadrado 20x20 e de seguida siga os passos
das imagens apresentadas:
Para
concluir, fure o centro do cata-vento com um alfinete e espete na ponta do
palito.
Dica importante: Para o cata-vento rodar é preciso que tenha espaço no alfinete, entre a cabeça do alfinete e o palito. Se o alfinete ficar muito justo, o cata-vento trava.
Dica importante: Para o cata-vento rodar é preciso que tenha espaço no alfinete, entre a cabeça do alfinete e o palito. Se o alfinete ficar muito justo, o cata-vento trava.
Registem as reações perante o movimento do cata-vento.
Existem muitas formas de fazer um cata-vento, podem optar
por não fazer a parte da pintura.
Vídeo como fazer um cata-vento:
Propostas de Atividades de dia 18/05/2020 - a - 22/05/2020
___ATIVIDADES: dia 18/05/2020___
Área
/Tema:
Atividades terapêuticas / Dia Internacional dos
Museus
Material:
Dispositivo audiovisual para aceder aos links
Outros (de acordo com a opção que escolherem)
Trabalhos a realizar:
Ás segundas-feiras, vamos propor
sempre a
realização de um exercício ou atividade de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional.
Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham
uma das atividades sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos da
realização dessa atividade.
A par desta atividade, sugerimos também
para este dia uma atividade para comemoração do “Dia Internacional dos Museus”.
O Dia Internacional
dos Museus, comemora-se hoje, dia 18 de maio, tem como tema: Museus para a
Igualdade: Diversidade e Inclusão.
Ficam aqui algumas sugestões para
Visitas Virtuais de iniciativas de alguns Museus:
1- Centro de Interpretação do
Românico (CIR):
A Rota do Românico
vai promover uma visita virtual guiada ao Centro de Interpretação do
Românico (CIR), na próxima segunda-feira, 18 de maio, pelas 22horas, como parte
das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2020.
A visita irá ser transmitida em direto através do Facebook e do Instagram da Rota do Românico. Será também assinalado o lançamento do vídeo “O CIR pelos olhos das crianças”.
A visita irá ser transmitida em direto através do Facebook e do Instagram da Rota do Românico. Será também assinalado o lançamento do vídeo “O CIR pelos olhos das crianças”.
2- Museus Virtuais Portugueses que Pode Visitar
Sem Sair de Casa:
https://www.natgeo.pt/historia/2020/04/museus-virtuais-portugueses-que-pode-visitar-sem-sair-de-casa
3- Programa
geral- Dia Internacional dos Museus 2020.
___ATIVIDADE:
dia 19/05/2020___
Área
/Tema:
Culinária
– “PÃOdemía!” da chef Filipa
Gomes
Material/Ingredientes:
taça; 3
chávenas de farinha (cerca de 420gr); 1chávena e 1/2 de água (360gr); 1 colher
de café de fermento de padeiro seco; 1 colher de chá de sal.
Atividade a realizar:
Dica: As medidas são quase a olho (na proporção de
2 volumes de farinha para 1 de água)
Ajude a criança a misturar tudo para uma taça, deixe-a
amassar. Depois tape e deixe levedar por 8-12horas (ou até 24h). Quando esse
tempo passar, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil)
e deitar a massa.
A seguir, ajude a criança a puxar de dentro para
fora algumas vezes até forma uma bolinha. Virar a costura para baixo e
deixar descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250° com uma panela la
dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver superquente, passem a massa para
dentro da panela, tapem e levem ao forno por 30 minutos. Tirem a tampa e assem
mais uns 10 minutos para uma crosta bem crocante.
Exemplo:
___ATIVIDADES: dia 20/05/2020___
Área
/Tema:
Estimulação Sensorial/ Jogo da
água – “Dia Europeu do Mar”
Materiais:
água, brinquedos de diferentes formas e texturas,
esponja, copos, funis, jarros, alguidar, entre outros.
Atividade a realizar:
Como hoje comemora-se o Dia Europeu do Mar, sugerimos
uma atividade com água, não com a água do salgada do mar, mas sim com a água vinda das torneiras das nossas casas.
Vamos fazer o JOGO DA ÁGUA.
Coloque a criança em volta
do alguidar com água e encoraje-a a colocar lentamente as suas mãos. Em
seguida, coloque alguns brinquedos / objetos dentro do alguidar e motive a
criança a agarrá-los. Depois indique à criança o nome dos objetos ao mesmo
tempo que pega neles. A criança deve agarrar os brinquedos e os restantes
materiais e explorá-los.
Pode também explorar: objetos que flutuam e objetos
que não flutuam ;/ doce, salgado ;/ frio, quente ...
Exemplos:
___ATIVIDADES: dia
21/05/2020___
Área /Tema:
Musicoterapia/ Atividade motora - Dança
Musicoterapia/ Atividade motora - Dança
Material:
Diferentes objetos ou materiais de
diferentes texturas; link.
Atividade a realizar:
Coloque a criança num local tranquilo e crie um
ambiente agradável.
Depois coloque a música, indicada no link. Deixe a
criança ouvir e explorar os sons da música.
De seguida, proporcione à criança estimulação táctil,
dando à criança diferentes materiais ou objetos para ela tocar ou sentir.
Através
da música podem também proporcionar atividades de motricidade global/
atividades motoras – dança.
Registem
os momentos e envie fotos da atividade.(podem utilizar outras músicas).
Link:
___ATIVIDADES: dia 22/05/2020___
Área
/Tema:
Expressões
/ “Pintar com carimbos” – “Dia Internacional da Biodiversidade”
Material:
Alimentos como batata, maça, etc.; folha de papel, tintas.
Atividade
a realizar:
O Dia
Internacional da Biodiversidade é celebrado hoje, dia 22 de maio.
Por isso
o tema para este trabalho de Expressão Plástica será: “A Biodiversidade”.
Devem
se cortados os alimentos para fazer diferentes formas relacionadas com o tema.
Colocar
tinta de várias cores num tabuleiro. Dar à criança os carimbos pré-elaborados e
ajudá-la a mergulhar o carimbo na tinta e posteriormente imprimir/ carimbar na
folha.
Exemplos:
Propostas de Atividades de dia 11/05/2020 - a - 15/05/2020
____ATIVIDADE: dia 11/05/2020___
Área /Tema:
Atividades
terapêuticas / sons da Natureza
Material:
Dispositivo eletrónico para aceder aos links
(audiovisual)
Outros (de acordo com a opção que escolherem)
Trabalho a realizar:
Propomos para este dia a
realização de um exercício ou atividade de Fisioterapia ou Terapia Ocupacional.
Para isso devem clicar no separador das Terapias.
Escolham uma das atividades
sugeridas pelos terapeutas e enviem fotos dessa atividade.
Para acompanhar sugerimos também a
atividade Sons da Natureza. Explorem com a criança
os sons que existem na natureza, proporcionando um ambiente tranquilo.
Links:
____ATIVIDADE: dia 12/05/2020___
Área /Tema:
Expressões / “O Dia Internacional do
Enfermeiro”
Envio de mensagens para os enfermeiros
Material:
Vários – Materiais que acharem mais
adequados.
Trabalho a realizar:
O Dia Internacional do Enfermeiro
celebra-se hoje, dia 12 de maio. Este dia visa homenagear todos os enfermeiros
do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na
prestação de cuidados de saúde à população em geral.
O que propomos neste dia é a elaboração
de um trabalho com uma mensagem de agradecimento por tudo o que têm feito
nestes dias.
O trabalho pode ser a elaboração de uma
pintura/ colagem / construção etc.
Coloquem o nome e data e enviem
fotografias.
Os trabalhos que enviarem serão impressos e posteriormente entregues diretamente aos enfermeiros.
Vamos fazer chegar a vossas mensagens a
estes profissionais de saúde… Eles de certeza que irão responder.
Contamos com a vossa participação.
Exemplos de trabalhos que podem fazer:
____ATIVIDADE: dia 13/05/2020____
Área /Tema:
Expressões / “Pintar com simetrias”
Material:
folha de
papel; tintas
Trabalho a realizar:
Ajude a
criança a colocar tinta no meio da folha e dobrá-la ao meio de forma a espalhar
a tinta ou então fazer marcas de um lado da folha e dobrar ao meio. Ajude a
criança a abrir a folha e a ver o efeito de simetria que conseguiu realizar.
Exemplos:
Exemplos:
____ATIVIDADE:
dia 14/05/2020___
Área
/Tema:
Culinária
– “vamos fazer pãezinhos de leite”
Material:
batedeira elétrica com acessório
misturador e gancho de amassar e ingredientes:
- 100 ml de leite
- 1 saqueta de fermento seco de
padeiro (11 g)
- 600 g de farinha para bolos sem
fermento ou T65 de usos culinários
- 100 g de açúcar
- 100 g de manteiga derretida
- 2 ovos
- raspa de 1 laranja pequena
- pitada de sal
- 50 a 100 ml água
- ovo batido ou manteiga
derretida para pincelar
- açúcar q.b. para polvilhar
(opcional)
Trabalho a realizar:
1-Aqueça ligeiramente o leite. Ajude a criança a
misturar o fermento e uma colher de chá de açúcar e deixe descansar uns 10
minutos, até espumar e crescer.
2-Na taça da batedeira, com a criança coloque a
farinha. Ajude-a a fazer uma cova no meio e a deitar aí o fermento, o açúcar, a
manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal. Bata com
acessório misturador até ter uma massa compacta.
3-Aqueça ligeiramente a água. Sempre com a máquina a
funcionar a velocidade média/baixa, vá juntando a água a pouco e pouco até a
massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. A seguir deixe a criança amassar com as
mãos a massa.
4-Depois mude o acessório da máquina, para o gancho de
amassar, e amasse durante uns 5 minutos, até ficar com uma massa fofa e bem
ligada.
5-Com a ajuda da criança unte ou polvilhe a taça,
coloque a bola de massa, tape com película ou pano (ou ambos) e deixe levedar
para o dobro, ou mais, preferencialmente num local aquecido longe de correntes
de ar.
6- Retire a massa levedada para a bancada. Faça
bolinhas com a criança sem apertar a massa (entre 50 a 75 g de massa para cada
pãozinho) e coloque-as, afastadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro.
7- Depois de bem levedados, pincele os pãezinhos com a
gema diluída num pouco de leite ou água. Polvilhe com açúcar (opcional) e leve
a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Se usar dois
tabuleiros em duas prateleiras do forno, mude-os de posição a meio do tempo,
para os pãezinhos dourarem por igual.
8- Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva mornos ou
à temperatura ambiente.
Exemplo:
____ATIVIDADE: dia 15/05/2020____
Área /Tema:
Expressões/ Desenvolvimento
Pessoal / “O Dia Internacional da Família” – Elaboração do Quadro da Família.
Material:
Vários – Materiais que acharem
mais adequados. (Tintas, fotografias, imagens etc.)
Trabalho a realizar:
Hoje,15 de maio, celebra-se “O
dia internacional da Família”
A celebração do Dia Internacional
da Família visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na
estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação.
Como atividade para este dia,
propomos a elaboração de um trabalho que simbolize a família "Quadro da Família"
Pode ser a casa da família; as
mãos da família, árvore da família, fotografias da família etc.
O objetivo é que a criança
participe na atividade, identifique os elementos da família e/ou que se
identifique como elemento pertencente a uma família.
Ficam aqui alguns exemplos de
trabalhos que podem realizar:
Propostas de Atividades de dia 04/05/2020 - a - 08/05/2020
_____ATIVIDADE: dia 04/05/2020____
Tema:
Natureza – Pintura com cotonetes
Material:
Tintas de água (guache, acrílicos
ou aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa; papel ou Cartolina A4 ou
A3; cotonetes ou esponjas (caso não tenha disponível os cotonetes)
Trabalho a realizar:
- Realizar estampagem utilizando cotonetes de forma a retratar alguns elementos da
natureza.
(Devem auxiliar a criança a segurar os
cotonetes e a fazer o movimento com a mão.)
Exemplos:
______ATIVIDADE: dia 05/05/2020_____
Área /Tema:
AVD / O Dia Mundial da Higiene
das Mãos
Material:
Fotografias / imagens
Trabalho a realizar:
Hoje, 5 de maio, é “O Dia Mundial
da Higiene das Mãos”
Este dia internacional criado
pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da
higienização das mãos.
Para assinalar este dia, propomos
uma tarefa muito importante e que deve ser feita muitas vezes ao dia.
A tarefa que propomos para hoje
é: enviarem uma foto a lavarem as mãos.
As fotos serão publicadas aqui no
nosso Blog.
Opcional: podem enviar outros
trabalhos relacionados com este tema.
Links:
Propomos também as seguintes
músicas relacionadas com o tema da lavagem das mãos.
Panda e Os Caricas - Lava as Mãos
Palavra Cantada | Lavar as Mãos
_____ATIVIDADE: dia 06/05/2020_____
Área /Tema:
Estimulação Sensorial– Garrafas
sensoriais
Material:
Garrafas de plástico vazias
Vários
Trabalho a realizar:
Proposta de trabalho para este
dia é a elaboração de uma Garrafa Sensorial.
As garrafas sensoriais são
garrafas que quando são agitadas produzem algum som ou algum efeito visual que
estimulam as sensações e sentidos da criança.
As garrafas podem conter água que
ajuda a produzir efeitos visuais juntamente com o glitter e lantejoulas ou só
ter materiais secos e, desta forma, conseguir efeitos também sonoros.
Para realizar esta atividade,
selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o
desejo de observação da criança e preencham a garrafa com esses materiais para
obter efeitos diversos e interessantes.
Podem pensar em garrafas que
estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (como materiais que
emitem sons).
Podem deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela poderá tocar no objetos, sentindo as formas e texturas.
Podem deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela poderá tocar no objetos, sentindo as formas e texturas.
Exemplos de materiais que podem colocar na garrafa:
Grãos de feijão ou de milho,
bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos,
pedaços de papel de alumínio, retalhos de tecido, missangas diversas, água com
corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, clips,
bolinhas coloridas... (há uma infinidade de materiais possíveis para serem
colocados nas garrafas sensoriais, sejam criativos e façam as experiências)
Opcional: Podem fazer várias
garrafas e escolher temas para cada garrafa. Ex.: cores, formas geométricas, animais, letras,
números…
No final, assegurem-se que a tampa ficou bem apertada, podem usar cola de secagem rápida ou fita adesiva para fixar a tampa.
Registe as reações provocadas pelo contacto e manuseamento da Garrafa Sensorial.
Exemplos:
https://www.youtube.com/watch?v=eKhiP-2iNoY
_____ATIVIDADE:
dia 07/05/2020_____
Área /Tema:
Culinária
– vamos fazer um salame de chocolate
Material:
200g de bolacha tipo Maria, 100g de
Chocolate em pó, 100g de açúcar, 100g manteiga derretida, 1 ovo batido, papel
de alumínio.
Trabalho
a realizar:
Ajude a criança a
esmagar as bolachas e deite-as para uma tigela. Junte com ela o chocolate em
pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma
massa moldável. Molde com a criança a mistura (deixe-a amassar com as mãos) e
molde em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio até ficar
com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer. Sirva o salame de
chocolate cortado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.
Exemplos:
_____ATIVIDADE: dia 08/05/2020_____
Área /Tema:
Expressão Plástica / Dia da
Europa
Pintura de Bandeiras. Estampagem/
impressão
Material:
Vários – Materiais de pintura que
acharem mais adequados
Papel A4
Trabalho a realizar:
Como amanhã (dia 9 de maio) é o “Dia
da Europa”, propomos uma atividade de comemoração deste dia.
Propomos a tarefa de realizarem a
pintura de duas bandeiras de dois países da Europa.
O modo e a forma como podem fazer
fica à vossa escolha.
Podem usar a técnica que acharem
mais adequada e também utilizar os materiais que quiserem (também pode ser colagens).
o resultado final terá que conter a
representação de duas bandeiras da Europa – Também podem fazer a Bandeira da
Europa.
O objetivo principal e a
participação das alunas nesta atividade
Exemplos:
Podem usar estampagem com as
mãos, podem usar esponjas, cotonetes ou outros utensílios de pintura. Podem
utilizar a técnica utilizada no Dia Mundial da Terra ou podem optar por
materiais mais simples como lápis de cor ou de cera.
Propostas de Atividades de dia 27/04/2020 - a - 30/04/2020
ATIVIDADES: dia 27/04/2020
Material:
Capa com micas (portfólio)
ou Capa A4 com micas
Folhas e outros
materiais à escolha
Trabalho a realizar:
O que propomos para o início desta semana é a organização dos
trabalhos feitos em casa até à data, colocando os mesmos num dossier de forma
organizada.
Organizem os trabalhos por datas.
As atividades realizadas de três dimensões (de culinária ou
construções) devem ser incluídos no Dossier/ Portfólio através de imagens/
fotografias (impressão das fotos) com a data de realização.
Para decorar este Dossier propomos também um trabalho de Expressão
plástica (pintura /colagens ) para colocar na capa ou na primeira página do
Dossier. Este trabalho deverá
conter o Nome da Aluna destacado e o ano letivo 2019/ 2020.
O portfólio deverá conter todos os trabalhos realizados até
à data (desde que estamos em casa) e servirá também para colocar os próximos trabalhos
até ao final deste ano letivo.
Exemplos:
_______________________________________________
ATIVIDADES: dia 28/04/2020
Área /Tema:
Animais
Pintura através da estampagem com as mãos
Material:
Tintas de água (guache, acrílicos ou
aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa; papel ou Cartolina A4 ou A3
Trabalho a realizar:
Realizar estampagem com as mãos ou com
os dedos de forma a pintar e formar animais.
Tentem fazer a pintura de um animal
selvagem e um animal doméstico.
Podem de seguida também explorar o som
dos animais e outras características.
Exemplos:
_________________________________
ATIVIDADES: dia 29/04/2020
Área /Tema:
Dia Mundial da Dança
“A
quinta do tio Manel”
Material:
Computador ou outro dispositivo eletrónico
audiovisual.
Trabalho a realizar:
Vamos celebrar o Dia Mundial da Dança da
seguinte forma:
Coloque a música “A quinta do tio Manel” através
do link - https://www.youtube.com/watch?v=yekRJBxt9ek
Explore com a criança a música mostrando e
indicando os animais e os seus sons.
Incentive-a a interagir com as imagens e a
movimentar-se livremente ao som da música.
Sendo hoje o Dia Mundial da Música, o objetivo
é dançar e utilizar o mais possível a locomoção e desenvolver a parte motora.
Podem dançar ao som de outras músicas e utilizar
instrumentos musicais.
Exemplos (links):
Inspirem-se com Grupo de dança Cromossoma X da Associação de
Paralisa cerebral de Guimarães - Gala dos Afectos 2019
____________________________________
ATIVIDADES: dia 30/04/2020
Área /Tema:
Dia da Mãe
Elaboração de Postais
Material:
Papeis coloridos, lápis, tesoura, tintas de água
(guache, acrílicos ou aguarelas) ou outros materiais disponíveis em casa;
Cartão ou Cartolina A4 /A5
Trabalho a realizar:
Sugerimos para este dia a Elaboração de Postais para
“O Dia da Mãe”.
Ajude a criança a realizar um cartão/postal para o dia
da mãe, desenhando a mão da criança e fazendo recorte ou utilizando estampagem
com as mãos ou com os dedos de forma a pintar e fazer um lindo e colorido postal.
Exemplos:
Propostas de Atividades de dia 20/04/2020 - a - 24/04/2020
ATIVIDADES: dia 2O/04/2020
Área /Tema:
Atividades de vida diária – horário Rotina diária
Atividades de vida diária – horário Rotina diária
Material:
Fotos, imagens
Trabalho a realizar:
Neste dia, propomos e
lançamos o desafio aos Encarregados de educação para enviarem fotos imagens de
Atividades da Vida Diária que hoje as vossas educandas realizaram.
Por exemplo: Lavagens
das mãos, hora das refeições, exercício físico motricidade, trabalhos domésticos
etc…
A estimulação para
algumas tarefas é fundamental.
Para melhor organização seria importante estipularem um horário de rotina diária onde estivesse presente
as AVD’s (Atividades de Vida Diária). Ficam aqui alguns exemplo de horários.
__________________________________
ATIVIDADES: dia 21/04/2020
Área /Tema:
Vamos fazer pão de pizza
Material:
1/2 kg de
farinha, 25g de fermento fresco de padeiro, 250 ml de água morna, 5g de sal, 50
ml de azeite
Trabalho a realizar:
Preparação:
ajude a criança a colocar na taça a farinha. Ajude a criança a abrir com os
dedos uma cavidade ao meio e coloque o fermento e o azeite. Coloque com a
criança o sal na borda da taça. Junte a água sobre o fermento e amasse até a
massa ficar elástica e se soltar dos dedos. Tapar com um pano e deixar repousar
num local ameno pelo menos uma hora.
Aproveite para fazer uma pizza em família… sugestão para o jantar :)
_____________________________________
ATIVIDADES: dia 22/04/2020
Área /Tema:
-Estimulação sensorial ; Expressão Artística/ “Dia Mundial da Terra”
-Estimulação sensorial ; Expressão Artística/ “Dia Mundial da Terra”
Material:
Folha de papel (papel
cavalinho ou cartolina)
Fita cola
Tintas (guache ou acrílico)
- Cores azul e verde
Saca plástica transparente,
ou micas, ou pelicula aderente transparente.
Trabalho a
realizar:
Hoje, dia 22 de abril, celebra-se
o Dia Mundial da Terra.
Para assinalar este dia,
propomos uma atividade para lembrar a importância da preservação do
ambiente e sustentabilidade do nosso planeta.
Propomos assim a pintura do planeta
Terra da seguinte forma:
- Coloquem tinta numa folha
de papel de forma aleatória (com as cores do planeta – Azul, Verde…)
- Coloquem a folha dentro de
uma mica, saca plástica ou simplesmente cubram pelicula transparente.
- Fixem à mesa com fita
cola.
Desta forma vão poder usar
apenas as mãos para pintar, juntando as tintas e assim criar verdadeiras obras
de arte. Coloquem as mãos das vossas educandas sobre a tinta para que possam
trabalhar a parte da estimulação sensorial.
Por fim podem recortar o
trabalho na forma circular e colar numa folha de papel branca ou cartolina
preta.
______________________________________
ATIVIDADES: dia 23/04/2020
Área /Tema:
“Dia Mundial do Livro”
“Dia Mundial do Livro”
Livro da comunicação.
Material: dossier, folhas, objetos, fotos.
Trabalho a realizar:
Neste dia, 23 de abril, celebra-se
o Dia Mundial do Livro
E
para celebrar este dia, propomos a elaboração um livro de comunicação.
O
objetivo principal é utilizar símbolos, imagens reais ou fotos para exercitação
da comunicação.
Estes livros podem
ser construídos utilizando vários formatos que devem ser adequados às
características da criança. Uma das possibilidades, é construir usando um
dossier A4 ou A5. No livro poderão utilizar-se objetos reais, partes de
objetos, fotos, imagens, entre outros. Podem ainda ser organizados em
categorias (alimentação, higiene, pessoas com quem convive, brinquedos, etc.). Para
além disto, poderão utilizar-se por exemplo: SPC – símbolos pictográficos para
a comunicação.
Não existe limite de páginas ou fotos, pode conter apenas 4 imagens em 4 folhas. Será um livro em construção para a realidade de cada um.
Exemplos:
Outra proposta de trabalho para este
dia é a leitura de um livro de Histórias…
Ficam aqui algumas sugestões:
https://www.youtube.com/watch?v=2zKeNS0NMWA
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7149/hora-da-leitura-1-e-2-anos
https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7149/hora-da-leitura-1-e-2-anos
________________________________________________________________
ATIVIDADES: dia 24/04/2020
Área /Tema:
Expressão Artística/ Dia
da Liberdade. O cravo símbolo do dia 25 de
abril.
Material:
Vários – da opção de
cada Enc. Educação.
Trabalho a
realizar:
Para comemorar o
feriado de amanhã, propomos a elaboração de um trabalho que contenha a
representação de um cravo. Sendo este o símbolo do 25 de abril, conhecida como a flor que a população colocou nas armas dos militares
neste dia.
Para elaboração deste
trabalho podem utilizar os materiais que acharem mais adequados.
Pode ser uma pintura,
escultura, construção, colagem etc.
O objetivo é que
participem na atividade e que o resultado final seja um cravo.
Para finalizar podem escrever: 25 de Abril DIA DA LIBERDADE)
Para finalizar podem escrever: 25 de Abril DIA DA LIBERDADE)
Exemplos:
Propostas de Atividades de dia 14/04/2020 - a - 17/04/2020
ATIVIDADES: dia 14/04/2020
Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Expressão Artística
-Estimulação sensorial / Expressão Artística
“Que tempo faz hoje?”
Material:
Vários
Trabalho a realizar:
Propõem-se
a elaboração de símbolos do tempo (4 símbolos).
Para a
sua realização podem utilizar o material que acharem mais conveniente e
adequado. (impressão em papel, construção em EVA ou feltro etc.)
O
objetivo principal é a identificação do tempo através de símbolos.
Mesmo
que a aluna não identifique, vamos colocar “que tempo faz hoje” num local
visível da casa e todos os dias colocar o símbolo correspondente ao tempo
meteorológico.
Os símbolos devem ser
simples e de fácil leitura.
Exemplos:
Tarefa opcional: Na sequência desta
atividade a aluna pode realizar um trabalho artístico que expresse um estado de
tempo ( chuva, Sol, céu nublado…)
Exemplos:
ATIVIDADE: dia 15/04/2020
Área /Tema:
Jogo “O que é
que queres?”
Material:
- 3 objetos
comuns e familiares que a criança aprecie verdadeiramente;
Atividade a
realizar:
- Sentar a menina
(educanda) em frente da mesa e coloque os objetos em cima da mesa. Segure as
suas mãos e aponte os objetos nomeando-os. Repita os nomes várias vezes
mantendo sempre o contacto das mãos da criança com os objetos. Pergunte-lhe “O
que é que queres?” Se ele apontar o objeto ou direcionar-se para ele,
recompense-a e deixe-a brincar com o objeto. Poderá repetir o procedimento com
outros objetos com diferentes formas e texturas. _________________________________________
ATIVIDADES: dia 16/04/2020
Área /Tema:
Vamos fazer “bolinhos de
coco”
Material:
- 3 ovos médios, 150 g açúcar,
50 g manteiga
derretida, 1 c. de sopa raspa de limão, 250 g coco ralado,
- recipiente (tigela) para colocar os
ingredientes,
- colher de pau ou outra,
- balança,
- forminhas de papel (decoradas pela criança)
Atividade
a realizar:
Numa tigela, ajude a criança a misturar os ovos
com o açúcar. Junte com ela a manteiga, a raspa de limão e o coco. A criança pode misturar tudo muito bem com a colher ou com as
mãos (possibilitando experienciar sensações). Molde com ela os bolinhos com a massa e
coloque-os nas forminhas de papel já decoradas anteriormente. Leve ao forno pré-aquecido
a 180º
C durante 30 minutos. Retire os bolinhos e deixe arrefecer.
Coloque com a criança os bolinhos num prato, taça ou cesto.
Tarefa opcional:
Tema: “Vamos decorar forminhas”
Material:
- Tintas de
água (guache, acrílicos, aguarelas) ou outros ;
- Esponja (pode ser uma esponja da loiça)
- Forminhas
de papel ou papel cortado para colocar em formas de alumínio.
Trabalho a
realizar:
Realizar estampagem com os dedos ou esponjas de forma a
pintar as forminhas na parte de fora, a gosto da criança.
(podem optar por outro tipo de pintura)
________________________________________________
ATIVIDADES: dia 17/04/2020
Área /Tema:
"Caixa Mágica"
Material:
Uma caixa com diversos objetos
Trabalho a realizar:
A caixa
deve conter materiais diversos, como por exemplo: objetos da vida diária,
brinquedos etc.
O
adulto/ Encarregada de educação poderá utilizar esta caixa para trabalhar a identificação dos objetos. Criando situações onde deixe que a criança/aluna escolha o objeto que posteriormente irá servir para ser trabalhado. De forma a
identifica-lo verbalmente, ou apontando para um símbolo.
Poderá
também pedir para pegar num objeto especifico, ou até mais do que um.
Esta
atividades pode ser realizada várias vezes durante o dia e também durante o fim
de semana.
Exemplos:
Tarefa opcional: A caixa mágica pode ser
decorada a gosto.
Sugestão:
caixa de sapatos decorada.
Como sujestão de atividade para este dia propõem-se também ouvirem a lista das músicas do blog no menu lateral: LINKS
(férias da páscoa)
Nos próximos dias aproveitem para:
Enviem os trabalhos/ Atividades que fizeram.
____________________________________________
Atividade para as "férias da páscoa"
Área/Tema:
Ex. Musical / Canção do bom dia
Material:
- Dispositivo eletrónico ou música
Ex. Musical / Canção do bom dia
Material:
- Dispositivo eletrónico ou música
Trabalho a realizar:
- Colocar a menina (educanda) posicionada de forma confortável, sentada em almofadas ou na cadeira. Em seguida coloque a música e cante junto a ela. Esta atividade pode ser realizada todos os dias logo a seguir ao “acordar”.
- Colocar a menina (educanda) posicionada de forma confortável, sentada em almofadas ou na cadeira. Em seguida coloque a música e cante junto a ela. Esta atividade pode ser realizada todos os dias logo a seguir ao “acordar”.
Endereços:
https://www.youtube.com/watch?v=zMm7PcwLk4c
______________________________________________
Proposta de atividade para o dia: 27/03/2020
ATIVIDADE 5
Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Hoje é “Dia do Teatro”
-Estimulação sensorial / Hoje é “Dia do Teatro”
Material:
Computador (internet)
Trabalho a realizar:
O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.
O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.
Para celebrar este dia
sugerimos uma ida ao teatro em família (mas em CASA em frente ao computador ou
TV).
Enviamos assim algumas peças
de teatro que podem assistir:
- Carochinha
- Teatro de Sombras - Grupo
Eclips
- Teatro de Sombras – Cinderela
-Teatro de Sombras – Frozen
Conteúdos a explorar:
Os
animais; as cores; música …
Proposta de
atividade para o dia: 26/03/2020
ATIVIDADE 4
Área /Tema:
Musica/ construção de um instrumento musical com material reciclado.
Material:
Musica/ construção de um instrumento musical com material reciclado.
Material:
- Materiais reciclados (garrafas, embalagens etc)
- Vários (tendo em conta as preferências da
aluna)
Trabalho a realizar:
-Construir um instrumento musical simples através da utilização de materiais reciclados.
-Construir um instrumento musical simples através da utilização de materiais reciclados.
- Registar as reações (na manipulação e/ou
audição do instrumento construído)
Exemplos:
______________________________________________
Proposta de atividade para o dia: 25/03/2020
ATIVIDADE 3
Área /Tema:
Pintura/ “Vamos Todos Ficar Bem”
Pintura/ “Vamos Todos Ficar Bem”
Material:
- Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas)
- Outros materiais de pintura que desejar
- Cartolina ou outro suporte
Trabalho a realizar:
- Pintar um arco iris indo
ao encontro da iniciativa que se espalha
por todo o mundo, onde as crianças de quarentena começaram a pintar as cores do
arco-íris, com a frase “Vamos Todos Ficar Bem”
- Para execução deste
trabalho as alunas podem
utilizar os dedos como fossem
pinceis ou utilizar outro tipo de materiais como esponjas; rolos ou pinceis
(com orientação do adulto).
- No final deverá ter a
frase “Vamos todos Ficar bem”
e assim
também participar nesta onda de união esperança.
Exemplos:
Continuidade da atividade (opcional)
- Colar a pintura realizada numa caixa vazia (pode ser de
sapatos) e utilizá-la para guardar objetos que a menina goste de brincar.
- Podem fazer mais pinturas de forma livre com as cores do arco-íris (materiais e suportes que acharem mais adequados).
Proposta de atividade para o dia: 24/03/2020
ATIVIDADE 2
Área /Tema:
-Estimulação sensorial / Culinária (Biscoitos Olinda)
-Estimulação sensorial / Culinária (Biscoitos Olinda)
Material: (ingredientes)
250 gr farinha
100 gr açúcar
100 gr manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
Trabalho a realizar:
Realizar uma atividade de
culinária em conjunto.
O objetivo é deixar a aluna amassar
a massa (com as mãos ou dedos) mesmo que não fique muito do agrado.
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 180°C.
- Bater todos os ingredientes até obter
uma massa areada.
- Fazer bolas pequenas
- Com a ajuda de um garfo ou apenas com os
dedos “esmague” as bolas que deverão
ficar com aspeto achatado e ondulado.
- Podem também contruir formas a gosto (redondas,
quadradas, formas de coração ou livre).
- Leve ao forno cerca de 20
minutos.
Exemplos:
___________________________________________
Proposta de atividade para o dia:
23/03/2020
ATIVIDADE 1
Área/Tema:
Primavera
Material:
-Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas)
- Papel ou Cartolina A4 ou A3
Trabalho a realizar:
-Realizar estampagem com as mãos de forma a pintar uma Flor ou várias flores.
Exemplos:
Primavera
Material:
-Tintas de água (guache, acrílicos ou aguarelas)
- Papel ou Cartolina A4 ou A3
Trabalho a realizar:
-Realizar estampagem com as mãos de forma a pintar uma Flor ou várias flores.
Exemplos:
______________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário