Terapias


____Fisioterapia____

Plano de Atividades
Fisioterapeuta Nelson Flores



Em isolamento social a atividade física é essencial.  Ficam estipulados 4 exercícios com objetivo de preservação da função nas estruturas do corpo.  

Material:  
• cabo de vassoura / bastão 
• bolas de tamanho pequeno (bola de ténis) 
• plasticina / pasta de papel 
• cestos ou baldes  

Exercício 1 -  com os dois membros superiores no bastão e com o auxilio de um familiar, suportando as mãos, elevar os braços a cima da cabeça, deve parar em caso de resistência articular no movimento. 

Objetivo: alongar a cadeia anterior.

Exercício 2 – com uma ou varias bolas apelativas ás alunas, vamos promover a rotação do tronco (tanto a esquerda como a direita) colocando dois cestos ou baldes de forma a transferir as bolas de um cesto para o outro. 
Objetivo: promover as rotações do tronco.
   
Exercício 3 – com plasticina, vamos estimular a motricidade das mãos e membros superiores, fazer rolinhos/bolinhas ou mesmo argolas. 
Objetivo: melhorar motricidade das mãos.
  
Exercício 4-  Massagem, movimentos circulares suaves promovem o relaxamento, principalmente na região lombar, abdominal e planta do pé.

Estes exercícios devem ser realizados 3x por semana sempre com intervalo de 48 horas. 

Alguma dúvida por favor entre em contacto. 
FT Nelson Flores 




____Terapia Ocupacional____


Plano de Atividades
Terapeuta Ocupacional Cristina Silva

Tudo o que o ser humano faz resulta da sua interação com o ambiente. A terapia multissensorial preocupa-se em criar oportunidade de envolvimento, maximizando o equilíbrio e a adaptação sobre o que a aluna quer e necessita fazer e a sua competência para o poder realizar. Desta forma, a estimulação multissensorial traduz-se uma vertente importante a ser colocada em prática com as alunas.

De seguida são apresentadas sugestões de atividades sensoriais que podem realizar e adaptar a cada aluna, onde o adulto deverá supervisionar e ajudar, dando sempre tempo e espaço para que a aluna possa experimentar e explorar sozinha.

1. Vamos saborear!
Com a ajuda de um adulto, a aluna deve selecionar vários alimentos (que goste e não goste). Se necessário, os alimentos deverão ser descascados e/ou cozinhados, de modo a estarem comestíveis e fazer um prato criativo, como o da imagem em exemplo:


Pode criar-se uma casa, uma cara, uma animal, tudo o que a criatividade permitir. 

Após a criação do(s) prato(s) criativos deve-se desafiar a aluna a ir provando e a comer determinadas partes do que construiu. 

Objetivos: estimular a criatividade, motivar a aluna para provar novos alimentos, diminuir a seletividade alimentar, estimular a autoalimentação.
Material: 
- 1 prato
- Talheres (faca, garfo e colher)
- Alimentos que sejam novos para a aluna
- Alimentos que sejam familiares e que vão ao encontro do gosto da aluna

2. Arte em forma de espuma! 
Colocar espuma de barbear numa superfície (tabuleiro, mesa ou espelho na vertical ou horizontal). De forma a tornar a atividade mais divertida, pode colocar-se umas gotas de corante alimentar na espuma e misturar.
Ajudar a aluna a espalhar a espuma com as suas mãos e fazer desenhos ou letras/números com os seus dedos. 
No final, passar com uma toalha e água para limpar. 

Ps: É importante ter em atenção a tolerância da aluna para esta textura e vigiá-la para que não coloque as mãos na boca.


Objetivos: estimular a criatividade, estimular a coordenação óculomanual, estimular a sensibilidade tátil.

Material:
- Espuma de barbear
- Corante alimentar (opcional)
- 1 superfície lisa
- Água e pano para limpeza

3. Onde está o objeto?
A atividade consiste em “esconder” objetos numa caixa com areia/ arroz para a aluna explorar e procurar com as mãos.

Objetivos: estimular a sensibilidade tátil e propriocetora, estimular a coordenação óculomanual, promover bem-estar.
Material:
- Caixa ou tupperware grande
- Arroz ou areia
- Objetos / brinquedos da aluna

4. Explorando sentidos…
Fornecer à aluna materiais comestíveis para que possam ser explorados através do olfato, visão, tato e paladar como por exemplo:

- Chantilly;
- Chocolate derretido;
- Gelatina.
Objetivos: promover a estimulação sensorial ao nível do olfato, visão, paladar e tato. 

Material:
- 1 superfície lisa (poderá ser uma bandeja)
- Material comestível (chantilly, chocolate para derreter, gelatina sólida)

Como dizia a publicidade da SKIP: “É bom sujar-se!”

Divirtam-se!
Para qualquer esclarecimento, não hesitem em contactar-nos!



Fontes das imagens: 
https://br.pinterest.com/alviani_k/pratos-criativos/
https://colunaitalo.com.br/babys-e-mammis/1121/pratos-criativos-e-divertidos-para-as-criancas
https://www.tempojunto.com/2015/07/14/brincadeira-sensorial-com-espuma-de-barbear/
https://www.pinterest.pt/pin/444026844494879908/
https://www.sitiodaeducacao.pt/2014/02/vamos-estimular-os-cinco-sentidos-na.html
https://uptokids.pt/desenvolvimento/brincadeiras-sensoriais-que-despertam-os-sentidos-da-crianca/


Terapia da Fala

Hidroterapia








Nesta fase, (3º Período) se pretenderem continuar a beneficiar do apoio das terapias ( embora à distancia) devem contactar a Escola para que se providenciem as diligências necessárias para o efeito. 
14/04/2020



Sem comentários:

Enviar um comentário